Viña Cobos – Grand Cru Ribeirão

Desde o início a vinícola Cobos tem se destacado pela qualidade

A primeira safra foi em 1999, com o Cobos Malbec Marchiori e, desde lá tem se posicionado como um dos grandes vinhos do mundo. Paul Hobbs é sócio fundador e enólogo da vinícola responsável por trazer esse padrão de qualidade desde o início.

Em busca dos terroir de Mendoza, encontrou nas regiões de Luján de Cuyo e do Vale do Uco o que procurava. A primeira é a região mais antiga produtora de vinho em Mendoza, que combina grande altitude e clima semi-desértico com solo pedregoso com baixo nível de nutrientes. Na segunda região, aos pés da Cordilheira dos Andres, possui regiões um pouco mais elevadas e outras fontes de irrigação e nutrientes, o que confere outras características ao solo.

Com uvas de diversas regiões e produtores, tendo como principais: Chañares, Marchiori e Zingaretti, elas são controladas e classificadas conforme o local de origem. Dessa forma o vinho mantém a complexidade e textura com a autêntica expressão do terroir.

Degustação

Os vinhos degustados foram: Felino Chardonnay 2015 e da linha Bramare dois Malbec de diferentes regiões para que fosse possível experimentar as diferenças de terroir. Um do Vale do Uco e o outro de Luján de Cuyo ambos 2013.

Eles são bem parecidos, com notas de figo, ameixa, cereja e cassis, gosto que lembra cacau. Num aparece um pouco mais de morango e framboesa, enquanto no outro um pouco de especiarias e caramelo. Ambos vão bem com assados, queijos duros, linguiça e ragú. Passam entre 17 e 18 meses em barril de carvalho americano e francês, com potencial de guarda e precisam de uns 30 minutos de decanter. Valor na faixa de R$300.

Quanto ao branco, Chardonnay 2015, é um vinho com bastante mineralidade e frescor. Floral com notas cítricas e lembra um pouco pêssego. Vai bem com saladas, carnes brancas e massas leves. Valor R$99.

O evento contou com a presença da sommelier da marca, Victoria Bravo.

Autor

Emir Freiberger

Formado em comunicação social com habilitação em jornalismo. Pós graduado em artes visuais, trabalha entre o mundo das artes e programação de sites e programas web.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *