Vinhos Verão – Brancos

Normalmente quando se pensa em uma bebida alcoólica para refrescar no calor, vem à mente a cerveja. A bebida clássica e onipresente nacional é top of mind nessas horas. Mas nos últimos anos as coisas tem mudado. Mesmo no mundo da cerveja, os gostos estão se ampliando para além da Pilsen. O mesmo acontece no mundo do vinho, cada vez mais faz parte da vida e do brasileiro.

Em muitos lugares quentes no mundo as pessoas pedem vinho na hora de se refrescar com uma bebida. E vale de tudo, até mesmo colocar gelo na bebida, não somente a bebida no gelo. Alguns vinhos são desenvolvidos para serem servidos exatamente dessa forma, como o Rosé Piscine ou até mesmo o Moët & Chandon Ice Impérial. Eu acho bacana essas inovações que atraem mais público, mas eu ainda sou mais clássico e purista.

Uma alternativa ao gelo é congelar uvas e adicionar ao vinho

Por isso, prefiro deixar gelando a garrafa e beber o líquido sem diluições. E quando falamos em vinho branco as opções são amplas. Temos as uvas Sauvignon Blanc, Chardonnay e Riesling como as mais conhecidas. A garrafa não precisa ser grossa e rolha de rosca não traz preconceito. Muitos nacionais ou com preço baixo se saem muito bem no paladar.

Vinho com gelo

Mesmo aqueles que ficam nas prateleiras do chão do supermercado, quando gelados, funcionam muito bem. Esses vinhos harmonizam com diversas comidas, queijos leves, saladas, carnes brancas, enfim, nada muito condimentado. Claro que tem vinhos brancos que são fortes e combinam com comidas temperadas, mas isso é assunto para outro post, hoje a coisa é mais refrescante.

Emir Freiberger

Formado em comunicação social com habilitação em jornalismo. Pós graduado em artes visuais, trabalha entre o mundo das artes e programação de sites e programas web.

Um comentário em “Vinhos Verão – Brancos

  • 3 de dezembro de 2018 em 11:49
    Permalink

    Quem não ama um belo e gelado Cleriôt de vinho branco em pleno verão? huuum

    Resposta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: