Vinícola Falernia

Degustação de vinhos chilenos no Emporium do Queijo

No dia 19 de outubro tivemos a chance de degustar alguns vinhos da Vinícola Falernia, do Chile. Na ocasião havia um Pinot Noir e um Carmenère. Ambos bem diferenciados, com características da uva, mas com o toque especial do produtor.

A vinícola fica próximo ao deserto do Atacama, no místico Vale do rio Elqui, num mosaico de terreno e clima entre o mar e a cordilheira. Essa característica faz com que a mesma uva seja plantada em diversas regiões próximas, porém bem distintas, o que produz vinhos únicos.

O Pinot Noir é um vinho bastante leve, frutado e fácil de beber. Daqueles que se pode tomar somente o vinho, sem necessidade de acompanhamento. Já o Carmenère é um vinho mais complexo que conta com o processo de apassimento das uvas, também conhecido como passificação. Consiste em deixar as uvas secando durante um período de tempo, que pode variar entre 90 e 120 dias.

O enólogo é italiano e se inspirou nos Amarone que utilizam o processo de passificação. É possível encontrar aromas de frutas negras e baunilha. Extremamente recomendado.

O Emporium do Queijo fica no Novo Mercadão.

Emir Freiberger

Formado em comunicação social com habilitação em jornalismo. Pós graduado em artes visuais, trabalha entre o mundo das artes e programação de sites e programas web.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: