Confira o que acontece no agronegócio
O que acontece durante a semana no agronegócio você acompanha aqui na Intertv Web.
O colunista Gustavo Batista traz toda semana na coluna “Agro Minuto”, o que no mundo do agronegócio. Acompanhem!
SAFRA AGRÍCOLA DE SP
O 2º levantamento das previsões de área e produção de culturas agrícolas do Instituto de Economia Agrícola no Estado de São Paulo referentes ao ano de 2021 aponta a evolução das principais culturas do Estado obtidos nos 645 municípios paulistas.
No caso das culturas perenes e semiperenes, observa-se estabilidade e são esperadas quedas na produção (-2,9%), por conta da menor produtividade (-2,8%). O café devido a bienalidade de produção e atualmente em situação de baixa é o responsável pelo desempenho negativo desse grupo.
Safra cana
Os dados da safra paulista de 2020/21 para a Cana-de-açúcar apontam estabilidade na produção em 437,7 milhões de toneladas.
A estimativa para cana destinada à forragem, ou seja, o consumo animal, mostra aumento na área plantada de 4,9% (63,9 mil ha) e na produção preliminar de 4,5% (3.848,2 mil toneladas).
Safra laranja
Para a cultura da Laranja, a produção prevista é de 305 milhões de caixas de 40,8 kg (12.461,3 mil toneladas), 3,9% inferior à quantidade obtida em 2019/20 (12.963,2 mil toneladas). Resultado da produtividade de 31 t/ha (1,97 cx. 40,8 kg/pé), valor 3,1% inferior à safra 2019/20.
A área ocupada com pomares de laranja é de 432 mil ha, correspondendo a 173,6 milhões de plantas, estimando-se cerca 90% delas como aptas para produção.
Safra café
A terceira estimativa da safra de Café apresenta redução de 32,5% para produção, com expectativa de serem colhidas 257,8 mil toneladas (4,3 milhões de sacas beneficiados). A área em produção de 5.587 mil ha, se mantém praticamente inalterada, sendo a baixa produtividade (-31,5%), em função da bienalidade negativa, a causa da queda da produção. Na região de Franca, que representa cerca de 1/3 do total da área cultivada no Estado, houve nova queda na estimativa de produção (-1,3%) em comparação à estimativa anterior, atingindo, em abril de 2021, colheita de apenas 1,41 milhão de sacas. Com queda estimada de 49,5% diante da safra passada, esse volume caracteriza a forte bienalidade que persiste nesse território.

Foto: Viralcool
PREÇO DO LEITE
A oferta de leite segue limitada no campo, devido à seca em importantes bacias leiteiras e ao aumento expressivo dos custos de produção. Como consequência do menor volume disponível, indústrias seguiram competindo pela compra de matéria-prima em maio – o que deve elevar, pelo terceiro mês consecutivo, o valor no campo a ser recebido pelo produtor em junho. Segundo a USP, o valor deve fechar o mês com reajuste de 5% sobre maio que foi de R$ 2,0364.
APOSENTADORIA DE TOURO
O touro Truck da Alô Brasil vai se aposentar. Ele já teve mais de 344 mil doses de sêmen comercializadas e após a aposentadoria, deixará mais de 20 mil doses em fila de espera. Estima-se que tenha quase 10 mil filhos avaliados pelo PMGZ – programa da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu e cerca de 7,9 mil pela ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores).
O sêmen de Truck já comercializado também para praticamente todos os países da América do Sul, além de Panamá e Costa Rica, na América Central. Há nove anos está na Central da Alta Genetics, em Uberaba (MG).

Foto: Divulgação
SUGESTÃO DE LEGUMES
Batata doce
Carboidrato complexo de baixo índice glicêmico, o que significa que sua absorção é mais lenta, ou seja, não eleva os níveis de glicose no sangue rapidamente, desta forma, fornece uma energia prolongada ao organismo, o que é bastante vantajoso, principalmente para praticantes de atividade física. Rica em fibras, ela também é fonte de ferro e potássio, além de conter vitaminas E, C e A.
Inhame
Um tubérculo que, além de ser uma excelente fonte de energia, contêm proteínas e é rico em fibras e minerais como fósforo e potássio, destaca-se ainda por apresentar vitaminas do complexo B. Alguns estudos apontam que o inhame é um alimento com diversas propriedades funcionais, podendo agir como antioxidante, anti-inflamatório, regulador hormonal e estimulante do sistema imunológico.
Mandioca
Uma excelente fonte de carboidratos, rica em amido, tornando-se assim um alimento altamente energético, contendo ainda razoáveis quantidades de vitaminas do complexo B, cálcio, magnésio e fósforo. É bastante usada como farinha, polvilho e tapioca, além de compor diversas preparações.
Mandioquinha
Um alimento rico em carboidratos, ou seja, uma ótima fonte de energia. Além disso, é rica em fibras que auxiliam no bom funcionamento intestinal e na saúde do trato digestório. Contém magnésio, cálcio e vitaminas A, C e E, nutrientes aliados no controle e prevenção de diversas doenças.

Foto: Divulgação

