Confira o que acontece no agronegócio

O que acontece durante a semana no agronegócio você acompanha toda semana aqui na Intertv Web.

O colunista Gustavo Batista traz toda semana na coluna “Agro Minuto”, o que aconteceu na semana no mundo do agronegócio. Acompanhem!

CAMPANHA ETANOL

A Federação da Agricultura do estado de São Paulo (FAESP) começou campanha pra estimular o consumo do etanol. Existe grande preocupação com os preços praticados no mercado e a iniciativa pretende fazer com que prefeituras e empresas adotem o combustível nas frotas de veículos. O principal objetivo da mobilização é a manutenção de milhões de empregos.

PREÇOS AGROPECUÁRIOS SP

O Índice de preços recebidos pela Agropecuária Paulista fechou os primeiros quatro meses de 2020 em baixa de 0,16% em relação ao quadrimestre anterior. O grupo de produtos de origem vegetal variou positivamente em 1,23%. Destaque para feijão (21,55%), arroz (13,56%), tomate para mesa (13,34%) e café (8,19%). Já o grupo de origem animal teve queda de -3,83%. Influência da carne suína (-25,51%) e da carne de frango (-15,08%).

Arte: Federação da Agricultura do estado de São Paulo (FAESP)

PROGRAMA ERRADICAÇÃO FEBRE AFTOSA

Rio Grande do Sul, Paraná, Rondônia, Acre e alguns municípios do Amazonas e de Mato Grosso que compõem bloco pra liberação da vacina contra a febre aftosa iniciaram estudo de soro epidemiológico. A etapa é necessária para que possam pleitear à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) o reconhecimento como zonas livres de febre aftosa sem vacinação. O estudo vai abranger 995 estabelecimentos rurais com cerca de 50 mil bovinos nestas regiões.

PRODUÇÃO DE LEITE

Dados do IBGE apontam que a captação de leite foi de 6,3 bilhões de litros no primeiro trimestre de 2020. Aumento de 1,4% comparado ao mesmo período do ano passado. O volume é ainda 5,2% menor em relação ao último trimestre de 2019. Foi divulgado também nesta semana o ranking das maiores empresas captadoras. Nas primeiras colocações estão Nestlé, Laticínio Bela Vista e união de cooperativas do Paraná. Juntas, as 13 maiores indústrias beneficiam 7,9 bilhões de litros por ano, o que corresponde a 31% do leite produzido no país.

Foto: Divulgação

EXPORTAÇÕES BRASIL

O Brasil alcançou a marca de 60 mercados externos abertos para produtos agropecuários desde janeiro de 2019. O mais recente é a exportação de lácteos para a Tailândia. Destaque recente também para a venda de castanha de baru para Coréia do Sul, melão para China (primeira fruta brasileira para o país asiático), gergelim para a Índia, castanha do Brasil para Arábia Saudita e material genético avícola para diversos países. Grãos, carne bovina, suco de laranja e açúcar ainda são os principais itens da balança comercial. Os principais destinos são China, Estados Unidos e União Européia.

COLHEITA CAFÉ

Pra concluir, a colheita de café está atrasada em pelo menos uma semana relação a média dos últimos anos segundo a consultoria Safras. Principalmente da variedade conilon nos estados do Espírito Santo e Rondônia. A expectativa é que nesta temporada a produção chegue a 60 milhões de sacas.

E por falar em café, neste domingo (24/05), é comemorado o dia nacional do grão. Entre as curiosidades da bebida estão pesquisas desde a época do Império, o consumo de 4 de cada 10 xícaras no mundo sendo do Brasil e a presença de um dos maiores cafezais urbanos na capital paulista.

Arte: ABIC

Gustavo Batista

Gustavo Batista é jornalista há 20 anos com pós-graduação em gestão de comunicação. Tem experiência em rádio, tv, assessoria de imprensa e meios digitais. Já atuou em canais de tv como TV Clube, TV Record e TV Thathi. Atua há 10 anos no setor de Agronegócio.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: