Como escolher a lâmpada ideal?

A hora de escolher a iluminação é aquele momento de muitas dúvidas. Normal, pois além da parte elétrica também conta muito a funcionalidade e o bom gosto. Afinal um ambiente bem iluminado é extremamente agradável, já um com uma péssima iluminação tanto natural quanto artificial, traz incômodo.

Existem no mercado três cores de lâmpadas tradicionais. A fria (branca), natural e a quente (amarela). Lembrando que a temperatura da lâmpada não influência no consumo dela. A lâmpada não usa mais ou menos energia pela sua cor e sim o que diferencia o consumo de energia é a potência da lâmpada.

– Lâmpada quente (amarela)

São ideais para ambientes que pedem aconchego, relaxamento e calma. Onde não é necessário uma atenção extrema, como quartos, sala de estar, corredores, varandas e abajures.

– Lâmpada fria (branca)

São ideais para ambientes que necessitam de mais concentração, como áreas de trabalho, manipulação de pequenos objetos, artesanato, montagens, culinária e etc. Sendo assim as lâmpadas frias são ideais para cozinhas, área de serviço, banheiro e garagem.

– Lâmpada natural

Como o próprio nome diz, ela tem a cor natural, sendo assim propicia a iluminação naturalmente branca. Ela é uma segunda opção para todos os ambientes já mencionados acima. A principal qualidade da lâmpada natural é que ela não altera a cor dos objetos que estão sendo iluminados.

Essa lâmpada é ideal para sala de jantar, escritório, sala de estudo e para destacar quadros e objetos de arte.

Hoje no mercado está disponível as lâmpadas fluorescentes e as de Led, ambas com potências diversas. Uma boa dica para escolher a potência correta é saber a intensidade da iluminação que você deseja para cada ambiente. Quanto maior a potência, maior a luminosidade e também maior o consumo de energia.

Autor

Babi Sant'Anna

Cenógrafa, Designer de Interiores. Cursando o último ano do Curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Nove de Julho em São Paulo. Atuante no mercado há quatro anos em decoração, cenografia e projetos.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: