‘Todo conhecimento deve ser repassado para que tenhamos gerações cada vez melhores’

O engenheiro elétrico, Ricardo Siufi, traça um panorama sobre a sua carreira no setor de energia, e agora como empreendedor da Unique Pizza.

Olá, seguidores da nossa Intertv Web! Nesse domingo (06/09) quem entrevisto na “Coluna Bate-Papo” é um engenheiro elétrico, que saiu cedo de Cravinhos para se tornar uma das grandes referências do setor no Brasil. Trata-se de Ricardo Siufi, que agora além de se destacar na engenharia elétrica também é empreendedor, e recentemente inaugurou a Unique Pizzas.

De família tradicional de Cravinhos, sua mãe (saudosa Maria Jacob Siufi – Dona Mariinha) foi uma das primeiras comerciantes da parte central da cidade, Ricardo gosta de ressaltar que gosta de trabalhar no que lhe motiva, mas quer sim incentivar a parte empresarial da cidade e ajudar no progresso do município que tanto lhe proporcionou felicidade.

“Sobre os dois segmentos, prefiro optar sempre por aquilo que me motiva e me deixa feliz, acho que esse é o grande segredo do sucesso, atualmente sou muito feliz por trabalhar numa grande empresa de energia e ter também uma equipe competente que conduz a Unique Pizza”, revela Ricardo Siufi.

Vamos tomar um drink e comer uma pizza com o nosso entrevistado, e saber um pouco mais sobre sua vida, como se encontra o setor elétrico no Brasil, histórias, investimentos e muito mais.

O engenheiro elétrico cravinhense, Ricardo Siufi, analisa que as usinas hidrelétricas tem passado por grandes projetos de modernização
Foto: Arquivo Pessoal

InterTV Web – Você se tornou uma referência no segmento de energia elétrica, uma vez que passou pelas principais empresas do ramo. Qual a sua sensação quanto a isso?

Ricardo Siufi – Trabalhei em grandes empresas do setor de energia, tive excelentes professores, isso me proporcionou um aprendizado muito importante e que pude também compartilhar com muitas pessoas. Todo conhecimento deve ser repassado para que tenhamos gerações cada vez melhores.

InterTV Web – Como você analisa a situação energética do Brasil?

Ricardo Siufi – Hoje estamos numa situação bem mais confortável. Temos uma matriz energética equilibrada, muitos investimentos no setor de geração, o setor privado tem realizado grandes obras de infraestrutura.

InterTV Web – Aqui no Brasil ainda perdemos muita energia elétrica?

Ricardo Siufi – Sim, ainda temos muitas perdas, principalmente, em grandes centros.

InterTV Web – Qual a situação de nossas hidrelétricas? Temos capacidade para mais quantos anos?

Ricardo Siufi – As usinas hidrelétricas tem passado por grandes projetos de modernização, isso traz maior confiabilidade e segurança para a geração de energia.

‘A energia solar tem se popularizado no mercado brasileiro, mas os investimentos ainda são caros’
Foto: Arquivo Pessoal

InterTV Web – Hoje você atua em uma empresa de energias renováveis. Acredita que o investimento deve ser feito nos segmentos eólico e solar?

Ricardo Siufi – Sim, existem grandes investimentos nesses segmentos, notadamente no setor privado.

InterTV Web – Por que falta investimento na energia eólica em todos os Estados?

Ricardo Siufi – Existem estudos de viabilidade que definem a capacidade de produção de energia através dos aerogeradores. Como estamos falando de investimentos expressivos em construção, operação e manutenção, tem que haver uma produção de energia compatível e que garanta o retorno dos investimentos.

InterTV Web – A energia solar tem, cada dia mais, se popularizado entre os brasileiros. O que falta para um maior investimento no setor?

Ricardo Siufi – A energia solar tem se popularizado no mercado brasileiro, mas os investimentos ainda são caros. Com o passar do tempo com certeza teremos uma redução desses preços em função da escalabilidade.

De família de comerciantes, Ricardo Siufi, decidiu por inaugurar, em Cravinhos, a Unique Pizzas
Foto: Arquivo Pessoal

InterTV Web – Você vem de uma família tradicional de comerciantes na cidade de Cravinhos. E agora decidiu por investir na abertura da Unique Pizza. Por que dessa decisão e em especial na cidade de Cravinhos?

Ricardo Siufi – A minha decisão se pautou no histórico que temos em Cravinhos, minha infância aconteceu no centro da cidade, minha mãe teve loja praticamente a vida toda, amamos essa terra, nada mais justo que investirmos aqui, gerarmos empregos e contribuir para o progresso da cidade.

InterTV Web – Você investiu na cidade em um momento de Pandemia Mundial, a qual afetou todos os comerciantes. Mesmo assim você continuou firme. Qual sua expectativa para esse momento e também pós-pandemia?

Ricardo Siufi – Na realidade eu iniciei a construção da Unique em janeiro de 2019, além da obra tivemos vários investimentos em consultoria especializada no segmento de restaurantes, compra de equipamentos de última geração etc. Depois de tudo pronto, chegou a pandemia, mas tudo isso vai passar e vamos abrir as portas para receber todos nossos amigos da cidade e região.

InterTV Web – O que você prefere: o setor de energia elétrica ou o empreendedorismo?

Ricardo Siufi – Sobre os dois segmentos, prefiro optar sempre por aquilo que me motiva e me deixa feliz, acho que esse é o grande segredo do sucesso, atualmente sou muito feliz por trabalhar numa grande empresa de energia e ter também uma equipe competente que conduz a Unique Pizza. E sempre quando sobra um tempinho faço questão de estar presente na Unique, pois construímos tudo com muito carinho, tenho certeza que todos vão gostar assim que abrirmos as portas para receber nossos clientes.

InterTV Web – Suas considerações finais.

Ricardo Siufi – Uma mensagem final, acredite nos seus sonhos e na sua capacidade, sempre vão aparecer obstáculos, mas com dedicação e resiliência conseguiremos superá-los. Obrigado por essa oportunidade e um abraço a todos.

Kennedy Oliveira

É formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelas Faculdades COC (atualmente Estácio). É pós-graduado em Comunicação: linguagens midiáticas, pelo Centro Universitário Barão de Mauá.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: