Bebidas energéticas

Com a rotina cada vez mais corrida, trabalho excessivo e estudos, muitos acabam buscando alternativas para manter a atenção e reduzir o sono. As alternativas que as pessoas buscam são o café e as bebidas energéticas que estimulam o metabolismo, fornecem energia e consequentemente reduzem os sintomas de sono e cansaço. Porém, o que muitos não sabem é que o excesso de bebidas estimulantes pode ser um risco para a saúde.

Bebidas como os energéticos, possuem em sua composição, cafeína, taurina e açúcar. A cafeína trata-se de uma substância estimulante que age no sistema nervoso central, inibindo o sono e promovendo o estado de alerta. A taurina é um aminoácido sintetizado no fígado e no cérebro que atenua a fadiga muscular e contribui com a regulação dos níveis de água e sais minerais no sangue.

Segundo dados obtidos por ecocardiograma notam-se que com a ingestão dessas bebidas há um aumento na contração do músculo cardíaco uma hora após a ingestão de energéticos contendo taurina e cafeína na composição. O estímulo do músculo cardíaco continuado pode desencadear arritmias e, além disso, aumentar o risco de acidente vascular cerebral em pacientes com histórico de doença cardíaca ou com propensão à doença. Lembrando que esse agravo na saúde pode acontecer devido ao consumo em excesso.

Confira o ebook com 500 Receitas Low Carb para sua dieta

Pessoas que não possuem problemas de saúde podem consumir essas bebidas com moderação, porém adultos com histórico de doença cardíaca, crianças, idosos e gestantes devem evitar o consumo.

Conheça o livro A Saúde Brota da Natureza e tenha uma mais saudável

Acabe com o Mau Hálito com essas técnicas infalíveis

Renata Dessordi

Renata Dessordi é nutricionista formada pela Universidade de Ribeirão Preto, especialista em Nutrição Clínica e Esportiva. Mestra em Alimentos e Nutrição pela Unesp. Doutoranda em Alimentos e Nutrição pela USP/Unesp. Auriculoterapeuta Francesa.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: