Alimentação saudável na gestação em períodos de Pandemia

As gestantes podem ter o sistema imunológico e respiratório comprometidos, especialmente no último trimestre de gestação.

Ainda não há pesquisas que comprovem que as gestantes e puérperas são mais vulneráveis ao novo coronavírus, porém sabe-se que este grupo é mais vulnerável a infecções, sendo portanto grupo de risco. Além disso, as gestantes podem ter o sistema imunológico e respiratório comprometidos, especialmente no último trimestre de gestação. Pensando na segurança e saúde, o Ministério da Saúde decidiu redobrar a atenção com esse público, como uma forma de precaução.

Quando a mulher está grávida, ela precisa reforçar a sua imunidade e uma forma de conseguir esse resultado é através da alimentação.

Foto: Divulgação

A seguir alguns alimentos que favorecem a imunidade em gestantes:

– Frutas cítricas: elas são ricas em vitamina C, ajudando no aumento da produção das células de defesa no corpo. Dentre elas estão: Limão, laranja, acerola e tangerina.

– Cogumelo Shitake: Composto por uma substância chamada lentinana, responsável por auxiliar o sistema imunológico do corpo, prevenindo doenças e infecções.

– Probióticos: são compostos por colônias de bactérias benéficas que são ótimas para a saúde intestinal e na absorção de vitaminas e minerais.

– Vegetais verdes-escuros: ricos em vitaminas A, B12, B6 e metilfolato, estes vegetais também ajudam na manutenção da imunidade. Dentre eles estão: couve, agrião, espinafre e almeirão.

– Água: hidratação é essencial, a água é responsável por transportar nutrientes, sais minerais e oxigênio para as células, além de ajudar a liberar toxinas.

– Alho:  possui grande quantidade de alicina, além de vitaminas A e C, essenciais para o combate de infecções e o bom funcionamento do sistema imunológico.

– Batata Yacon: repleta de potássio, vitamina C e frutooligossacarídeos (fibras prebióticas), essa batata é excelente para o bom funcionamento da microbiota intestinal e prevenção do diabetes tipo II.

Renata Dessordi

Renata Dessordi é nutricionista formada pela Universidade de Ribeirão Preto, especialista em Nutrição Clínica e Esportiva. Mestra em Alimentos e Nutrição pela Unesp. Doutoranda em Alimentos e Nutrição pela USP/Unesp. Auriculoterapeuta Francesa.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: