Como controlar a ansiedade por comida

A ansiedade leva muitas pessoas a ingerirem maior quantidade de alimentos ricos em açúcar e gordura, assim como as situações muito estressantes. A comida traz um conforto nesses casos e é comprovado cientificamente que o centro da recompensa no nosso cérebro é mais estimulado quando consumimos açúcar e gordura.

Portanto, é muito difícil controlar essa ânsia por comer nessas situações, ainda mais pela oferta de alimentos ser muito alta e possível de ser adquirido em qualquer lugar que estivermos.

Então, como controlar essa ansiedade por comer? Primeiramente deve ser avalizado como é a relação da pessoa com comida e seu comportamento perante ela. A relação com a comida se for negativa deve ser trabalhada pra que o paciente entenda que comer não é ruim, que comer é bom e que o caminho deve ser entender os alimentos e começar a ter um equilíbrio com os grupos alimentares em seu cotidiano. Dietas restritivas que excluem certos grupos de alimentos podem piorar a ansiedade por comida e se passar fome pensará em comer o tempo todo dificultando ainda mais o controle da ingestão alimentar.

Para conseguir melhorar o controle sobre o alimento nessas situações o ideal é buscar manter refeições de qualidade com direito a satisfazer algumas vontades. Faças as três principais refeições do dia (café-da-manhã, almoço e jantar) e caso sinta fome coloque lanches intermediários entre o café da manhã e o almoço e entre o almoço e o jantar. Não é uma tarefa fácil manter refeições de qualidade, mas o mais importante é não desistir caso haja falha.

O processo de reeducação alimentar exige paciência e para controlar a ansiedade por comida devemos primeiramente estabelecer uma boa relação com ela e isso exige tempo, pois mudar hábitos antigos não é fácil.

É muito importante entender que a comida não será a solução dos problemas, pelo contrário, se a ingestão alimentar começar a sair de controle ocorrerá ganho de peso, piorando a ansiedade. E se estiver passando por um processo de emagrecimento procure estabelecer metais reais que vão de acordo com seu biótipo e a sua genética.

Outro fator que ajuda muito a controlar a ansiedade por comida, é praticar atividade física, pois ela auxilia a reduzir a tensão ou encontrar um hobbie que seja prazeroso e ajude a tirar o foco da comida.

Autor

Renata Dessordi

Renata Dessordi é nutricionista formada pela Universidade de Ribeirão Preto, especialista em Nutrição Clínica e Esportiva. Mestra em Alimentos e Nutrição pela Unesp. Doutoranda em Alimentos e Nutrição pela USP/Unesp. Auriculoterapeuta Francesa.

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