Como controlar a ingestão de alimentos no frio

O inverno acaba dificultando a adesão ao plano alimentar, pois é a época do ano em que mais sentimos fome e comer uma salada no período da noite acaba não sendo uma opção muito convidativa.

Durante os dias frios, o corpo gasta mais energia para se manter aquecido e com isso sentimos mesmo mais fome. Porém, é sim possível passar por essa fase do ano sem ganhar peso e para isso é necessário buscar regularidade, variedade e qualidade alimentar.

Para melhorar o controle alimentar, o primeiro passo é evitar ficar com fome, realizando refeições regulares e saudáveis ao longo do dia. Quando a alimentação permite que a pessoa se sinta confortável e feliz, flui com naturalidade e leveza, sendo, portanto mais fácil de ser seguida. Procure fazer as refeições principais com bastante variedade de alimentos naturais, assim você se sentirá mais saciado se combinar os grupos alimentares e manter certa rotina. Ao invés de passar o dia todo beliscando, procure fazer as refeições principais respeitando uma certa regularidade de horários.

Os legumes e as frutas que são mais difíceis de serem consumidos no frio, podem ter sua forma de preparo modificação para assim, melhorar a aceitação. Pode-se optar por sopa de legumes, caldos, legumes assados com ervas e frutas cozidas ou assadas como banana cozida com canela, por exemplo. Essas são opções práticas e saborosas que podem melhorar a aceitação desses alimentos no inverno e ainda não prejudica a perda de peso.

Outro fator importante é não interromper a prática de atividade física nos dias frios. Ela irá ser uma grande aliada na manutenção do peso ou na perda associada a uma alimentação balanceada.

Autor

Renata Dessordi

Renata Dessordi é nutricionista formada pela Universidade de Ribeirão Preto, especialista em Nutrição Clínica e Esportiva. Mestra em Alimentos e Nutrição pela Unesp. Doutoranda em Alimentos e Nutrição pela USP/Unesp. Auriculoterapeuta Francesa.

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