Dieta funcional

A dieta funcional está baseada na introdução de alimentos na rotina alimentar que possuem propriedades capazes que auxiliar no controle ou prevenção de algumas doenças como a hipertensão arterial, hipercolesterolemia, diabetes, entre outras. Eles produzem efeitos fisiológicos ou metabólicos, através do desempenho de algum nutriente, na manutenção das funções do organismo humano. Para que os alimentos funcionais sejam eficazes é preciso que seu uso seja regular e também esteja associado ao aumento da ingestão de frutas, verduras, cereais integrais, carne, leite de soja e alimentos ricos em ômega-3. 

A seguir, alguns alimentos com propriedades funcionais que podem trazer diferentes benefícios ao organismo:

Aveia: diminui o colesterol ruim, reduz a constipação intestinal e aumenta o colesterol bom.

Soja: reduz o colesterol ruim, previne doenças cardiovasculares, auxilia no funcionamento do intestino, previne o câncer de mama e de próstata e reduz os sintomas da menopausa.

Tomate: protege e reforça o sistema imunológico, reconstituindo as células; previne o câncer de próstata.

Alho: diminui a pressão arterial, reduz o colesterol, previne o câncer e protege o coração.

Chá-verde: previne o aparecimento de tumores, retarda o envelhecimento e as doenças coronárias. Auxilia no emagrecimento.

Uva vermelha: evita o acúmulo de gordura nas artérias, prevenindo doenças cardíacas e reduzindo o colesterol.

Azeite de oliva: previne doenças cardíacas e reduz o colesterol.

Castanha-do-pará: antioxidante que previne as doenças cardíacas.

Peixes: reduz o colesterol, diminui as dores nas articulações e previne infartos. 

Renata Dessordi

Renata Dessordi é nutricionista formada pela Universidade de Ribeirão Preto, especialista em Nutrição Clínica e Esportiva. Mestra em Alimentos e Nutrição pela Unesp. Doutoranda em Alimentos e Nutrição pela USP/Unesp. Auriculoterapeuta Francesa.

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