Os benefícios da Kombucha

A kombucha é uma bebida fermentada refrescante e agridoce preparada geralmente com chá verde e/ou chá preto açucarado ao qual é adicionada a chamada “mãe da kombucha”, uma película de celulose bacteriana contendo um consórcio simbiótico de bactérias acéticas e leveduras. 

As características da kombucha, tanto sensoriais quanto de composição química, variam muito, pois estão ligadas a diversos fatores, como o tipo de chá e açúcar utilizados como base, os microrganismos presentes o tempo de fermentação. 

A kombucha tem sido intensivamente consumida durante muito tempo em todo o mundo por suas propriedades profiláticas e terapêuticas. A maioria das propriedades foi baseada em observações pessoais e depoimentos, e apenas alguns efeitos foram demonstrados cientificamente. 

Um dos benefícios já estudados é a sua atividade antioxidante, correlacionada com aumento da imunidade, alívio de inflamações e artrites. Além disso, tem potencial para eliminação de radicais livres pelo chá de kombucha preparado a partir de chá verde e chá preto. Outros benefícios citados envolvem as melhoras da microbiota intestinal e consequentemente o funcionamento do intestino e melhora na digestão. 

Os benefícios do kombucha são maiores do que quando os chás preto ou verde são tomados na sua forma tradicional, e por isso essa bebida vem sendo utilizada como um poderoso auxílio para a saúde. 

Renata Dessordi

Renata Dessordi é nutricionista formada pela Universidade de Ribeirão Preto, especialista em Nutrição Clínica e Esportiva. Mestra em Alimentos e Nutrição pela Unesp. Doutoranda em Alimentos e Nutrição pela USP/Unesp. Auriculoterapeuta Francesa.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: