Os chás emagrecedores

Com o aumento do excesso de peso na população e frente ao imediatismo para perder peso e atingir um “corpo perfeito” muitas estratégias têm sido divulgadas como um solucionador do problema. Entre os emagrecedores naturais, estão os mais diversos tipos de chás, verde, branco, vermelho, 40 ervas, entre outros.

Alguns tem propriedades diuréticas e auxiliam as pessoas que sofrem com a retenção de líquido, porém pouca ou nenhuma melhora acontecerá se não houver mudanças no estilo de vida. A alimentação é o fator chave para o sucesso e sem essa mudança nenhum chá no mundo promoverá o milagre do emagrecimento. Portanto, ingerir litros de chá por dia só causará, dependendo do chá, sobrecarga renal e hepática e ainda pode atrapalhar a absorção de nutrientes como ferro e cálcio se ingerido junto com as principais refeições.

O foco das pessoas que buscam a perda de peso deve ser também mantê-lo, sendo assim, qualquer produto que leve a uma perda de peso rápida e drástica acaba não sendo sustentável a longo prazo, pois o metabolismo necessita de um tempo para se adaptar as mudanças.

De acordo com os estudos, os chás mais populares como o verde e o de hibisco agem na retenção de líquido, portanto a pessoa que os ingere pode perder peso devido a perda de líquidos, sendo assim se a alimentação não estiver equilibrada esse peso pode ser recuperado novamente. Portanto, não significa que a pessoa emagreceu porque tomou o chá de hibisco, não vai perder gordura por conta do chá. Vai apenas eliminar um possível excesso de líquido e desinchar um pouco.

Os chás devem ser consumidos por prazer e se consumidos de forma moderada podem ajudar na digestão e alguns dele agem como calmantes. Além disso, incluir os chás na alimentação ajuda a ir treinando o paladar para apreciar sabores mais naturais, substituindo as bebidas doces e assim auxiliando pessoas que visam a redução gradual de açúcar. Alguns tipos de chás tem um sabor e um aroma tão agráveis que nem precisam ser adoçados.

Portanto, as invés de buscar um chá emagrecedor milagroso, que não existe, busque um que agrade o seu paladar e que lhe traga benefícios nutricionais e uma sensação prazerosa.

Autor

Renata Dessordi

Renata Dessordi é nutricionista formada pela Universidade de Ribeirão Preto, especialista em Nutrição Clínica e Esportiva. Mestra em Alimentos e Nutrição pela Unesp. Doutoranda em Alimentos e Nutrição pela USP/Unesp. Auriculoterapeuta Francesa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *