Preparado para uma entrevista de emprego?

Existe um gargalo no sistema educacional do Brasil que prepara as pessoas apenas para parte técnica e não as ensina a se expressarem em um momento oportuno como o de uma entrevista de emprego. A tecnologia do mundo atual também contribui para afastar as pessoas do relacionamento interpessoal, o que em alguns casos agrava a comunicação e compromete a fala numa situação como a de uma entrevista profissional.

Em contrapartida, os conceitos da oratória fazem com que as pessoas consigam se expressar corretamente e indicam como levar seu recado com eficiência, ou seja, responder a perguntas com segurança e evitar o temido branco. Também são essenciais manter boa aparência, equilíbrio e saber fazer a escolha das palavras, bem como ter boa argumentação e o raciocínio em decisões importantes, além de ter domínio do idioma e uma pronuncia correta. Todos esses conceitos possibilitam ao profissional um know-how que passará a valer mais no mercado.

Para adquirir essa vantagem é preciso de treinamento, muito treinamento e disciplina. Inicialmente, o profissional pode adquirir este conhecimento em escolas especializadas em oratória, é essencial que o profissional tenha bom nível de leitura, tenha o hábito de participar de eventos – como palestras, workshops, seminários, inclusive como palestrante – o que auxilia muito na desenvoltura e no potencial de comunicação diante de público.

Toda essa bagagem cultural será um grande diferencial na hora de uma entrevista de emprego.

Luis Fernando Câmara

É presidente da Vox2You – a Arte de falar bem, e empreendedor desde a adolescência.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: