Live “Momento Resenha” discutirá inclusão no Esporte

Participarão as especialistas em Educação Inclusiva e Esportes Adriana Elias, Carla Damasceno, Samira Andraos Marquezin e Iane da Silva Bionês; evento será mediado por Helton Tostes, coordenador de Esportes da Prefeitura de Cravinhos.

A 6ª edição da live “Momento Resenha” discutirá “O Esporte como Inclusão da Pessoa com Deficiência” e contará com a participação de profissionais com ampla experiência nas áreas. O evento acontecerá nessa quarta-feira (05/08), às 20h, e será transmitido no Facebook da Secretaria de Esportes de Cravinhos (www.facebook.com/secretariadeesportesdecravinhos/) e no da HT Eventos Esportivos (www.facebook.com/hteventandsports ).

Participarão a presidente do Nuace (Núcleo de Acessibilidade) do Centro Universitário Moura Lacerda, Carla Damasceno; a coordenadora do Curso de Educação Física da instituição de ensino superior em Ribeirão Preto (SP), Adriana Elias; a advogada e docente do Curso de Pedagogia, especialista em Direito da Pessoa com Deficiência, Samira Andraos Marquezin; e a professora de Educação Física da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Cravinhos, Iane da Silva Bionês.

“Neste período de pandemia, vimos a oportunidade de dialogar com vários atletas por meio desses encontros virtuais. São profissionais que acreditam sempre que é possível promover e ampliar a discussão sobre o acesso ao Esporte. As ações contam com total apoio do prefeito de Cravinhos, José Carlos Carrascosa dos Santos, o ‘Boi’, como é conhecido, que oferece toda infraestrutura para a realização das lives”, afirma o ex-atleta de futebol, coordenador de Esportes de Cravinhos e mediador do “Momento Resenha”,Helton Tostes.

Transpondo as barreiras da inclusão

Para Carla Damasceno, nos dias atuais, quando se fala em inclusão, muitas pessoas só pensam no direito à Educação. “Precisamos derrubar o mito de que inclusão é apenas colocar a pessoa com deficiência na escola. Temos que pensar no direito ao lazer, ao esporte, ao trabalho, enfim, a todas as esferas da vida humana. Sobretudo, no direito à convivência social. É preciso transpor quaisquer barreiras que impeçam a pessoa de praticar esportes ou de fazer e estar em qualquer lugar que deseja”, ressalta a presidente do Nuace.

Adriana Elias salienta a importância do tema para a divulgação dos benefícios que a prática esportiva proporciona no processo de inclusão, socialização e autoconfiança das pessoas com deficiência. “O Esporte é uma das formas mais democráticas de se alcançar isso”, diz.

Da Redação

A equipe Intertv Web traz para você as informações e notícias precisas que você precisa.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: