Mês da Consciência Negra apresenta Maracatu Navegante e Projeto Guri

Projeto Guri e Maracatu Navegante celebram o mês da Consciência Negra com apresentação musical no parque ecológico de Cravinhos

O Parque Ecológico “Dr. Ricardo e Armando Pagano”, em Cravinhos, recebeu no sábado (25/11) um grande evento envolvendo o Grupo Maracatu Navegante, de Ribeirão Preto, e o Polo do Projeto Guri da cidade cravinhense.

“Foi um momento de interação entre os alunos do Projeto Guri e esse grupo que se destaca por todo o Estado de São Paulo, levando de maneira simples e cativante a arte do maracatu”, comenta a secretária da Cultura de Cravinhos, Andréa Gaspar Carrascosa.

Desde o começo de março de 2013, o grupo “Maracatu Navegante” vem realizando ensaios abertos para a comunidade com o foco no toque de Porto Rico e desenvolvendo loas (músicas) próprias. Além disso, vem trabalhando no sentido de promover um maior esclarecimento sobre a religiosidade do candomblé e da cultura de matriz africana em geral.

União marca o mês da Consciência Negra em todo o mundo
União marca o mês da Consciência Negra em todo o mundo

“Seu surgimento representa o anseio de dois batuqueiros da cidade de trazerem para Ribeirão Preto o fundamento do ‘Baque das Ondas’, o baque de Porto Rico. Temos como princípio vital a conexão com a tradição e com os mestres. Nossas cores são vermelho, branco, rosa e marrom. Somos de axé, somos de fundamento”, comenta um dos coordenadores do grupo, Vinícius Barros.

O evento foi aberto a toda população e contou com histórias e encenações dos integrantes, bem como a participação de todos os presentes, através de Oficina de Música.

Kennedy Oliveira

É formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelas Faculdades COC (atualmente Estácio). É pós-graduado em Comunicação: linguagens midiáticas, pelo Centro Universitário Barão de Mauá.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: