Mês da Consciência Negra apresenta Maracatu Navegante e Projeto Guri

Projeto Guri e Maracatu Navegante celebram o mês da Consciência Negra com apresentação musical no parque ecológico de Cravinhos

O Parque Ecológico “Dr. Ricardo e Armando Pagano”, em Cravinhos, recebeu no sábado (25/11) um grande evento envolvendo o Grupo Maracatu Navegante, de Ribeirão Preto, e o Polo do Projeto Guri da cidade cravinhense.

“Foi um momento de interação entre os alunos do Projeto Guri e esse grupo que se destaca por todo o Estado de São Paulo, levando de maneira simples e cativante a arte do maracatu”, comenta a secretária da Cultura de Cravinhos, Andréa Gaspar Carrascosa.

Desde o começo de março de 2013, o grupo “Maracatu Navegante” vem realizando ensaios abertos para a comunidade com o foco no toque de Porto Rico e desenvolvendo loas (músicas) próprias. Além disso, vem trabalhando no sentido de promover um maior esclarecimento sobre a religiosidade do candomblé e da cultura de matriz africana em geral.

União marca o mês da Consciência Negra em todo o mundo
União marca o mês da Consciência Negra em todo o mundo

“Seu surgimento representa o anseio de dois batuqueiros da cidade de trazerem para Ribeirão Preto o fundamento do ‘Baque das Ondas’, o baque de Porto Rico. Temos como princípio vital a conexão com a tradição e com os mestres. Nossas cores são vermelho, branco, rosa e marrom. Somos de axé, somos de fundamento”, comenta um dos coordenadores do grupo, Vinícius Barros.

O evento foi aberto a toda população e contou com histórias e encenações dos integrantes, bem como a participação de todos os presentes, através de Oficina de Música.

Kennedy Oliveira

É formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelas Faculdades COC (atualmente Estácio). É pós-graduado em Comunicação: linguagens midiáticas, pelo Centro Universitário Barão de Mauá.

Deixe uma resposta

404 Not Found
404 Not Found
Please forward this error screen to livehack.link's WebMaster.

The server cannot find the requested page:

  • livehack.link/cp_errordocument.shtml (port 443)