Vicentin e Sottano – Emporium do Queijo
Os vinhos degustados dessa vez foram das vinícolas Vicentin e Sottano, de Mendoza
O Emporium do Queijo disponibilizou cinco vinhos para degustação. Quatro da vinícola Vicentin e um da Sottano. Ambos são de Mendoza, na Argentina, portanto a base é o Malbec, inclusive para o branco, que é uma novidade e exclusividade.
Começando pelo Blanc de Malbec, um vinho que combina com carnes brancas, peixes e alguns queijos mais suaves, ele apresenta notas de jasmin e violetas, aroma de melão e melancia. Apesar de ser chamado de branco, ele fica com um tom rosado, mais para um rosé. Mas também não pode ser considerado como tal. Passa por 6 meses em barricas de carvalho americano.
Depois parti para o Prisionero Malbec, um vinho leve e fácil de beber, com um excelente custo / qualidade. Presença de frutas vermelhas e taninos suaves. Vai bem com carnes vermelhas grelhadas, risotos e massas.
O Blend de Malbec 2013 tem sua base nessa uva, mas conta também com Petit Verdot e Cabernet Franc em sua composição. Esse mix torna o vinho bem equilibrado, com sabores de 4 diferentes terroirs, passa 10 meses em barica de carvalho francês. Esse já num preço mais elevado, mas ainda uma boa compra.
Vicentin BackBone é o que possui a maior variedade de uvas, em relação a porcentagem de cada uma.São 30% de Cabernet Franc, 30% de Petit Verdot, 30% de Cabernet Sauvignon e 10% de Malbec. Os aromas são complexos, com toques de ameixa, madeira e um certo amanteigado. Não é um vinho fácil de beber, mas para os iniciados é uma ótima opção e é uma ótima opção para um jantar refinado.
Partindo para a outra vinícola, a boutique Sottano, temos o Reserva 2014. Passa 10 meses em barricas de carvalho francês e americano. A uva é a Malbec e apresenta um grau alcóolico de 14,5% que passam despercebidos pelos aromas de frutas vermelhas, cravo e pimenta. Taninos maduros nesse vinho bem equilibrado de cor intensa e brilhante. A Sottano tem uma relação de cooperação com a Viña Cobos e o enólogo Paul Hobbs.
Os preços variam de R$43,90 a R$159,90 no Emporium do Queijo no Novo Mercadão.