Cravinhos é sede de reunião do Consórcio Intermunicipal da Saúde

Os recursos para a formação e manutenção dos consórcios vêm de cotas predefinidas de cada município, de recursos diretos do SUS (os recursos já disponíveis em qualquer situação), de emendas parlamentares e também do Estado

No final de 2016, o prefeito de Cravinhos, José Carlos Carrascosa dos Santos, foi eleito pelos prefeitos da região para se tornar presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde – AVH, que conta com a participação de 26 municípios.

“O sistema de consórcios intermunicipais é regulado por lei e permite a formação de uma sociedade de direito privado entre os municípios e no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Sua formação é uma iniciativa autônoma de municípios próximos e com necessidades na área de Saúde”, comenta o prefeito de Cravinhos, José Carlos Carrascosa.

E para começar os trabalhos e ver os projetos das cidades que compõem o Consórcio, foi realizado na sexta-feira (10/02), no Espaço Raphael Braga, em Cravinhos, o “Fórum de Discussão sobre Consócios Públicos e Serviços da Saúde”. Com a participação dos prefeitos e representantes da Saúde foi exposto como funcionará o Consórcio e quais serão as prioridades de trabalho, para que todas as cidades possam ser contempladas.

“Pequenos municípios possuem muita dificuldade para atender suas demandas da área de saúde de forma proporcional a sua arrecadação. Com os consórcios, esses pequenos municípios tem ganhado de “escala” os serviços antes indisponíveis, que agora são rateados por vários municípios, assim beneficiando a todos e economizando a todas as cidades que estão inseridas no Consórcio”, explica a secretária municipal de Cravinhos e secretária do Conselho de Secretários Municipais da Saúde (COSEMS-SP), Roberta Brandão.

Os recursos para a formação e manutenção dos consórcios vêm de cotas predefinidas de cada município, de recursos diretos do SUS (os recursos já disponíveis em qualquer situação), de emendas parlamentares e também do Estado.

Entre as autoridades municipais presentes estiveram: o prefeito de Cravinhos e presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde, José Carlos Carrascosa dos Santos; o prefeito de Sertãozinho e vice-presidente do Consórcio Intermunicipal da Saúde, Zezinho Gimenez; o prefeito de Batatais, José Luís Romagnoli; a secretária municipal da Saúde de Cravinhos e secretária do Conselho de Secretários Municipais da Saúde (COSEMS-SP), Roberta Brandão; o presidente do Conselho de Secretários Municipais da Saúde (COSEMS-SP), Stênio Miranda; o diretor do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Ribeirão Preto, Ronaldo Dias Capelli e a representante do Consórcio Cislagos de Minas Gerais, Maria Julieta B. Paulino da Costa. Além de prefeitos de diversas cidades da região, do vice-prefeito de Cravinhos, Itamar Bueno, do presidente da Câmara de Cravinhos, José Francisco Matasso Ferdinando (Cabelim) e do assessor do secretário estadual de Transportes e Logística, Marcelo Aparecido dos Santos (Celão).

Da Redação

A equipe Intertv Web traz para você as informações e notícias precisas que você precisa.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: