Irmã Terezinha recebe o título de cidadã cravinhense
A Sessão de entrega do título de cidadã cravinhense à Irmã Terezinha foi presidida pelo atual presidente da Câmara Municipal de Cravinhos, Luís Carlos Marcelino Siqueira, e aconteceu na Associação das Irmãs Franciscanas de Cravinhos.
O município de Cravinhos oficializou mais uma cidadã, trata-se da Sra. Tereza Fonseca dos Santos (Irmã Terezinha), 78 anos, natural de Espirito Santo do Pinha (SP), e que recebeu o seu “Título de Cidadã Cravinhense”, na noite de quarta-feira (14/05), nas dependências da Associação das Irmãs Franciscanas do Imaculado Coração De Lipari.
A cerimônia aconteceu através do Projeto de Decreto Legislativo nº 138/2024, e teve como autores os então vereadores Marco Aurélio Pereira Lopes (Minduim), Marco Antônio Lucas Fortunato, Antônio Clarete Garbelini Vessi Júnior (Juninho Vessi) e Vania de Cássia Peres.
A Sessão de entrega do título de cidadã cravinhense à Irmã Terezinha foi presidida pelo atual presidente da Câmara Municipal de Cravinhos, Luís Carlos Marcelino Siqueira e contou com a presença do 1º secretário Eduardo Stella, que fez a leitura da biografia da homenageada; e dos autores do Projeto de Decreto Legislativo, o atual vereador Minduim e os ex-vereadores Juninho Vessi e Vânia Peres (atualmente assessoria jurídica da Câmara Municipal). Também estavam presentes os vereadores Gérson Carrascosa, Victor do Tadeu do Maninho e Gil Bis. Além da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Dulcinea Bueno.

Foto: Kennedy Oliveira
Durante o evento diversas homenagens foram prestadas para Irmã Terezinha que agradeceu a todos, e fez questão de contar um pouco de seu trabalho, desde o início, à frente da Creche das Irmãs Franciscanas.
“Só tenho que agradecer cada pessoa que está aqui hoje e falar que se conseguimos chegar até onde hoje estamos, foi graças a cada uma dessas pessoas que ajudaram a nossa Associação, e em especial, nossas crianças”, diz Irmã Terezinha.
Todos os funcionários que trabalham na Associação das Irmãs Franciscana também receberam uma “Moção de Aplausos”, através do vereador Minduim.

Foto: Kennedy Oliveira
A cerimônia ainda foi marcada com a presença das Irmãs Franciscanas de Cravinhos e Jaboticabal; do Padre Igor Lima; do médico Dr. Osvaldo Ajona; o diretor jurídico da Câmara de Cravinhos, Dr. Marco Aurélio Damião; a secretária municipal de Educação, Márcia Fernandes Donato; e o secretário municipal de Assistência Social, Márcio Barroso. Além de representantes das ‘Senhoras do Bazar’; familiares e amigos da homenageada.
Biografia
TEREZA FONSECA DOS SANTOS – IRMÃ TEREZINHA, nasceu em 07 de abril de 1947 na cidade de Espirito Santo do Pinha (SP), filha de pais Portugueses Ayres dos Santos e Maria Ganida da Fonseca, tendo 09 irmãos Maria, Aparecido, Eduardo, Laura, Francisco, Antônio, Manoel, José e Lucinda.
Descobriu seu Dom ao serviço de Deus aos 16 anos de idade veio pra Cravinhos com 18 anos de idade para entrar no Convento da ASSOCIAÇÃO DAS IRMÃS FRANCISCANAS IMACULADO CORAÇÃO DE LIPARI, hoje a terceira do Brasil, ordenou-se em 1966 com 22 anos de idade.
Sempre servindo em Cravinhos e Jaboticabal é graduada em Enfermagem (era perita em pegar veias das crianças), Psicologia e Filosofia, trabalhou no Asilo São Vicente de Paula por oito anos, secretária paroquial por seis anos conciliando com a função de motorista de ônibus, sendo a primeira mulher a dirigir ônibus em Cravinhos, foi catequista nas comunidades de base, as fazendas.

Foto: Kennedy Oliveira
Está na administração da entidade desde 1974, recordo que no início viviam em estado de miserabilidade, recorda de um fato em que foi prestar ajuda na pediatria da Santa Casa quando saiu pediu ao Dr. Luiz quatro latas de leite, o Dr. Sensibilizado chamou um carroceiro e mandou entregar duas caixas de leite em pó, sempre recorda com emoção porque na manhã seguinte as crianças tinham leite pra tomar.
Em 1957 iniciou-se o “Grupo de apoio das Senhoras do Bazar” com objetivo de cuidar das irmãs que vinham da Itália, a fundadora foi Dona Dilza Nogueira.
É com imenso respeito e profunda admiração que esta Casa Legislativa entrega o presente título à querida Irmã Terezinha, em reconhecimento aos 58 anos de dedicação e serviço ininterrupto à comunidade de Cravinhos.
Durante quase seis décadas, Irmã Terezinha foi mais do que uma educadora — foi uma presença constante de amor, cuidado, acolhimento e fé na vida de centenas de crianças e famílias cravinhenses. Com humildade e espírito missionário, ela transformou sua vocação religiosa em um compromisso diário com a educação infantil, a formação de valores e o fortalecimento dos vínculos comunitários.
Sempre teve como princípio: “Ninguém faz nada sozinho” sabe que chegou até aqui com a ajuda de Deus, das pessoas e das instituições (Executivo, Legislativo e Judiciário)
Seu legado é feito de gestos silenciosos, mas profundamente marcantes, que contribuíram para a construção de uma sociedade mais justa, solidária e fraterna. A trajetória de Irmã Terezinha nos inspira a acreditar na força do serviço ao próximo, na importância da educação desde a primeira infância e no poder transformador do amor dedicado ao outro.