Junho Violeta é lembrado com ações e atividades

Administração municipal de Cravinhos realiza diversas atividades online e ações para a conscientização e combate à violência ao idoso.

Junho Violeta é um mês inteiro dedicado à proteção da pessoa idosa. Com destaque para o dia 15 de junho, em que tem a finalidade de repudiar todo ato de violência cometido em desfavor idosos. Existem várias formas de violências praticadas contra a população idosa, pode-se destacar principalmente as violências psicológicas, físicas e sexuais, além do abandono e a negligência.

De acordo com informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), a violência contra o idoso é definida como: “ação única ou repetida, ou falta de ação apropriada, ocorrendo em qualquer relacionamento no qual exista uma expectativa de confiança, que cause danos ou sofrimento a uma pessoa idosa”.

O município de Cravinhos, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Centro de Referência do Idoso (CRI), desenvolveram diversas ações e atividades para celebrar tal momento de conscientização, entre elas estiveram aulas on-line de dança, exercícios e panfletagem em estabelecimentos públicos sobre como identificar a violência contra o idoso e como denunciar.

Foto: Kennedy Oliveira

“É preciso ficar muito atento quanto ao cuidado aos idosos, eles têm direitos e como todos nós deveres, mas os familiares tem como obrigação cuidar dele e muito bem”, comenta a assistente social do CRI de Cravinhos, Kátia Coccio.

Devido a Pandemia Mundial de Coronavírus todas as atividades, com exceção da panfletagem, tiveram que ser de forma on-line e quem não acompanhou, ao vivo, pode assistir diretamente no Facebook do CRI de Cravinhos (www.facebook.com.br/centrodoidosocravinhos).

No Brasil, atualmente, são mais de 33 milhões de pessoas com mais de 60 anos, e o que se observa é que a cada ano o pessoal da “Melhor Idade” tem tido uma melhor qualidade de vida, chegando aos 90 anos com lucidez e muita disposição.

Um vídeo com representantes de diversos segmentos da sociedade também foi feito em frente à Matriz São José, assim também revelando a luta de todos no combate à violência contra o idoso.

“Muito importante esse momento de estar todos juntos, inclusive com o presidente do Conselho Municipal do Idoso, Sr. Jair, e poder dizer que a nossa cidade está fazendo de tudo para combater a violência contra idoso, uma faixa etária que merece todo nosso respeito e carinho. E quem presenciar algum tipo de violência pode discar 100, que a denúncia é anônima”, diz o vice-prefeito e secretário municipal de Assistência Social, Márcio Barroso.

Também no site do CRI de Cravinhos, diariamente, estão sendo publicados vídeos sobre os artigos do Estatuto do Idoso.

Kennedy Oliveira

É formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelas Faculdades COC (atualmente Estácio). É pós-graduado em Comunicação: linguagens midiáticas, pelo Centro Universitário Barão de Mauá.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: