Terceira Idade pode concorrer a prêmios nas modalidades Artes Visuais e Literatura

Concurso da USP terá as modalidades Artes Visuais e Literatura e promete premiação e exposição virtual dos trabalhos selecionados.

Pessoas com 60 anos ou mais tem a oportunidade de concorrer ao Prêmio Arte e Literatura USP 60+ – promovido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP –. Tal concurso tem como objetivo empoderar o grupo dessa faixa etária, cujos talentos artísticos muitas vezes passam despercebidos. As inscrições no concurso vão até 6 de setembro, através do site extensao.usp.br/usp60, onde também está disponível o regulamento completo.

Esta edição do concurso se divide em dois eixos: Artes Visuais (que incluem desenho, escultura, fotografia, gravura e pintura) e Literatura (com trabalhos de poesia, prosa, conto e crônica).

Os inscritos na primeira categoria concorrem a um curso de fotografia na Unibes Cultural, enquanto os da segunda podem ser premiados com a publicação de um e-book. Todos os selecionados integrarão uma exposição virtual.

“É muito importante que as pessoas com 60 anos ou mais possam se inscrever e participar desse concurso, inclusive no ano passado, o concurso ‘O Olhar do 60+ da Sua Janela’ teve a foto do Sérgio Restini, aqui de Cravinhos, escolhida para fazer parte da exposição virtual”, comenta a assistente social do Centro de Referência do Idoso (CRI) de Cravinhos, Kátia Coccio.

As produções serão avaliadas por uma comissão julgadora que tem trabalhos significativos na área, e os resultados serão divulgados em 22 de outubro. Em 3 de novembro, acompanhada por um sarau e pela cerimônia de premiação, será inaugurada a exposição dos trabalhos, que vai até 18 de fevereiro de 2022. A participação é gratuita e não há nenhum pré-requisito além da idade mínima de 60 anos.

Segundo o coordenador do programa USP 60+, Egídio Dórea, o concurso foi importante para o público acima de 60 anos, que ficou particularmente recluso e carente de uma rede de suporte durante a pandemia.

“O fato de terem um propósito, uma meta, de tirar uma foto, procurar o melhor ângulo, a melhor luz, o melhor enquadramento, foi muito importante para eles”, diz Dórea, que complementa: “assim, o projeto permitiu que compartilhassem “as poesias que encontram no dia a dia, não necessariamente precisando sair de casa”.

Mais informações quanto a inscrição e o regulamento completo podem ser obtidas no site https://prceu.usp.br/usp60/o-premio-arte-e-literatura-usp-60/ ou pelo telefone (16) 3951-7225.

Kennedy Oliveira

É formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelas Faculdades COC (atualmente Estácio). É pós-graduado em Comunicação: linguagens midiáticas, pelo Centro Universitário Barão de Mauá.

Deixe uma resposta