PSIquiatra, PSIcólogo, PSIcoterapeuta ou PSIcanalista?
Muitas dúvidas surgem a respeito dos “PSI’s” na hora de quem e porque consultar, e qual a diferença entre eles. Todos estes profissionais trabalham na área da saúde mental e visam a atender as pessoas buscando melhores qualidade de vidas, entretanto suas áreas de formação, compreensão, entendimento e atuação são diferentes.
A psiquiatria, origem no século XVIII, é uma especialidade da medicina, formação em medicina e especialização psiquiátrica, médico psiquiatra, que é habilitado para indicar medicações (tratamento medicamento só pode ser realizado com o acompanhamento deste profissional) e tratar de pessoas com quaisquer problemas de origem psíquica, transtornos, perturbações, entre outros.
Busca melhorar os aspectos funcionais da vida do paciente, tratando de forma gradativa e progressiva para cada tipo de diagnóstico, com consultas periódicas. Há possibilidade de atender em parceria com outras especialidades médicas, bem como com o psicólogo que auxilia no tratamento dos pacientes. Pode atender em consultórios, hospitais e/ou postos de rede pública e/ou privada e realizar pesquisas.
A psicologia, origem no século XX, é uma formação que busca estudar cientificamente e compreender os processos psicológicos e/ou comportamentais. A profissão oferece várias opções de abordagens clínicas, por exemplo psicanalítica, comportamental, cognitiva, fenomenológica, entre outras, assim como campos de atuação que podem ser em hospitais, clinicas, escolas, esportes etc.
O psicólogo pode trabalhar, ou não, em atendimento clínico, assim como, em muitos casos, não atende pessoas com algum tipo de transtorno. O psicólogo pode se dedicar a qualquer área que esteja regulamentada no Conselho de Psicologia e realizar pesquisas.
A psicoterapia, origem no século XIV, é um tipo de tratamento clínico que busca a cura e/ou conhecimento, através de teorias e técnicas, na qual pode se tratar de qualquer problema pessoal que o cliente que procura possa ter, sem ser necessariamente de âmbito psiquiátrico.
Pode ser realizada por qualquer pessoa que tenha a formação em algum tipo das diversas linhas de terapia, não necessariamente tendo uma formação superior, tal como psicologia ou psiquiatria. Todo psicólogo que realiza atendimento clínico é denominado como psicólogo psicoterapeuta.
A psicanálise, origem no século XIX, é a abordagem terapêutica amparada em Sigmund Freud, é um dos tipos de psicoterapias que busca a cura através da fala, e uma transformação na pessoa. Como uma teoria, possui aspectos específicos que dão forma ao processo psicoterápico. Como é um tipo de psicoterapia, a formação em psicanálise deve ser feita em uma instituição especializada, sem a necessidade de ser um psicólogo ou psiquiatra.
Muitos são os PSI’s encontrados no dia a dia, mas cada um possui um aspecto específico e importante que auxiliam na vida da pessoa que por algum motivo particular procura qualquer uma destas áreas de atuação.
Segundo os meus conhecimentos, Psicoterapia só pode ser realizado por psicólogos ou psiquiatras, os psicanalistas fazem analise. e os terapeutas em geral, terapia.
O que você acabou de ler É conhecimento de uma especialista, o que parece é que você não aceita o conhecimento dela, a solução pra você é: NUNCA jamais ir a uma consulta ou terapia das quais você não acredita, e não condenar pelos SEUS ALTOS CONHECIMENTOS, outros PROFISSIONAIS da saúde mental.