Terapia, tratamento psicológico e psicoterapia

Com a área da saúde mental ganhando mais espaços e importância, é comum dizermos que fazemos terapia, vamos para psicoterapia, ou que estamos fazendo um acompanhamento psicológico, mas elas são diferentes?

Sim, embora elas busquem ajudar e orientarem quem as procuram ou são indicadas a fazer, cada uma possui um objetivo e indicações.

A terapia possui um sentido amplo, na qual busca cuidar, tratar, ajudar no tratamento do indivíduo como um todo ou em alguma área particular pela medicina tradicional ou através de alternativas e/ou complementares, as quais não estão ligadas diretamente com a psicologia.

Está relacionada as diversas áreas da saúde e diversos profissionais que auxiliam a pessoas em suas queixas, como por exemplo a acupuntura (aplicação de agulhas em partes específicas do corpo), cromoterapia (uso terapêutico das cores), terapia ocupacional (ocupações selecionadas com fins terapêuticos ou de reabilitações,) entre vários outros tipos, e até mesmo a terapia cognitiva, abordagem dentro da Psicologia, que, genericamente falando, entende que são as cognições ou possíveis interpretações que os indivíduos atribuem em algumas situações os fazem ser como são e ter determinadas atitudes.

O tratamento psicológico, realizado pelo psicólogo, diz respeito as várias atividades que este pode realizar em seu campo de atuação, tais como psicodiagnóstico, orientações vocacionais, avaliações psicológicas e psicoterapias, entre outros. É o trabalho em si, do próprio psicólogo com o sujeito, independente do que esteja sendo realizado.

A psicoterapia, como tratamos no artigo anterior, é realizada pelo profissional psicólogo clínico, ou outro capacitado, que atua na área clínica de atendimento, a qual “olha” o lado emocional e psíquico do paciente, com o intuito de tratar problemas de ordem comportamental e emocional através de um processo dialético (tratamento através da fala entre paciente e psicoterapeuta).

Pode ser realizado amparado em qualquer linha teórica-cientifica da psicologia, utilizando as técnicas requeridas.  É uma forma de terapia voltada para o cuidado e promoção de saúde mental, concentrando-se no psiquismo humano e individual de cada pessoa, buscando a conscientização de que ele próprio é seu agente de mudança e responsável por sua auto realização, buscando a solução de problemas e/ou o autoconhecimento.

Yasmin Paciulo Capato

Yasmin Paciulo Capato é Psicóloga (CRP: 06 / 136448) clínica e atende as especialidade de Psicoterapia, Orientação Vocacional e Psicodiagnóstico na Clínica Vitalli.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: