Plano de saúde e psicologia

Há algum tempo, quando se contratava um plano de saúde, pensava-se em atendimento exclusivamente médico, em consultas clínicas, operações e possíveis intervenções que fossem relacionadas apenas ao cuidado por “doutores”.

Após alguns anos, áreas da saúde foram ganhando espaço e repercussões, crescendo o número de informações e dando significado ao o que seria saúde e cuidado. Nutrição, fisioterapia e psicologia mostraram sua importância e adentraram na área da saúde ganhando seus espaços.

Hoje, ao contratar um plano de saúde, há a necessidade de consultas com os mais diversos profissionais, de todas as áreas, relacionadas ao corpo, bem estar e saúde. Há a possibilidade de atuação interdisciplinar, o que enriquece a atuação, e só promove o bem estar do paciente, entretanto, o que se é ideal, as vezes não é posto em prática.

Infelizmente hoje, a demanda de profissionais disponíveis para realização de tais atendimentos é muito mais baixa do que o necessário, tendo filas imensas de pacientes. Há também planos de saúde em que o profissional, no caso o psicólogo, deve atender da forma com que a empresa acha ideal.

Na psicologia, os atendimentos por planos de saúde e/ou convênio levam a possibilidade de atendimento há muitos que não teriam a possibilidade de estar pagando um tratamento, ajuda na quebra de tabus e preconceitos relacionados a terapia e também pode fornecer ao paciente uma melhora de vida, desde que os atendimento sejam realizados de forma correta, com fundamentação teórica, embasamento e seguindo cada detalhe.

É necessário respeito pelo profissão, pela forma de trabalho e pelo próprio paciente que está ali. Deve-se ter empatia e cuidado, é necessário que as necessidades do paciente sejam priorizadas, e não o tempo de atendimento ou rotatividade. Quando falando em psicoterapia ou atendimento psicológico, ele não pode ser medido em tempo atendido, e sim em qualidade, necessidade e resultados.

Muito se fez, mas muito há ainda que se fazer para conscientização das instituições em relação ao atendimento psicológico oferecido em qualquer tipo de lugar ou instituição.

Autor

Yasmin Paciulo Capato

Yasmin Paciulo Capato é Psicóloga (CRP: 06 / 136448) clínica e atende as especialidade de Psicoterapia, Orientação Vocacional e Psicodiagnóstico na Clínica Vitalli.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: