‘Uma nutrição adequada pode prevenir doenças e tornar a vida mais saudável’

A nutricionista Renata Dessordi, tem se destacado com sua forma simples de oferecer dicas saudáveis aos pacientes e amigos, e ainda feito todos colocarem a “mão na massa” para fazerem deliciosas receitas.

Hoje (19/04) apresentamos a 21ª história da nossa série de reportagens “Personagens de Cravinhos”. O projeto consiste em mostrar, um pouco das pessoas que levam o nome da cidade por todos os cantos do mundo, bem como se destacam no próprio município, com seus empreendimentos, talento, simplicidade e carisma.

E vamos contar a história de uma das nutricionistas que vem se destacando em sua profissão de modo regional, trata-se de Renata Dessordi, 32 anos, que fez seu Mestrado e Doutorado pela Unesp de Araraquara, e que de forma simples e didática tem mostrado que é possível se manter saudável e comendo muitas comidas deliciosas.

“Ingressei na faculdade aos 18 anos, me formei com 22 e após a graduação fiz mestrado e doutorado pela Unesp de Araraquara. Durante a pós abri meu consultório e atuo com o atendimento de pacientes há 10 anos”, conta Renata Dessordi.

Renata Dessordi é mestre e doutora em Nutrição, e tem se destacado em sua profissão
Foto: Arquivo Pessoal

A nutricionista há dois anos ingressou na área da Educação, e tem feito a supervisão de estágio dos alunos do último ano do curso de Nutrição da Unaerp, na área de Nutrição clínica e hospitalar.

“Um desafio, mas que sempre encaro com muita responsabilidade, e tem dado resultado muito bom nesses últimos dois anos”, diz Dessordi.

E nessa semana a nossa equipe de reportagem esteve em um bate-papo bem descontraído e saudável com a nutricionista, Renata Dessordi. Acompanhe as dicas que ela deu sobre se alimentar bem, qual a importância de uma boa nutrição, a prática de exercícios e muito mais.

InterTV Web – Se não fosse nutricionista, o que você seria?

Renata Dessordi – Sempre quis fazer nutrição, essa sempre foi minha primeira opção, mas atualmente, se tivesse que escolher outra profissão seria Medicina.

InterTV Web – Qual a importância da nutrição à população?

Renata Dessordi – Uma nutrição adequada pode prevenir doenças e tornar a vida mais saudável. Os avanços na nutrição transformam a rotina do ato de comer em uma poderosa ferramenta para melhorar a qualidade de vida, analisando os nutrientes e como eles podem beneficiar o funcionamento do organismo de cada indivíduo promovendo a saúde.

InterTV Web – Atualmente quais são as dietas mais utilizadas pelos nutricionistas?

Renata Dessordi – Não há tipos de dietas, mas sim um planejamento alimentar que se adequa ao objetivo e a necessidade de cada um.

“Praticar atividade física regular é muito importante em qualquer idade”
Foto: Arquivo Pessoal

InterTV Web – Existe uma dieta padrão e comum a todos?

Renata Dessordi – Não, cada indivíduo é único, por isso a dieta de uma pessoa não funciona pra outra. O que existe são estudos populacionais que geram um senso comum para recomendação de macro e micronutrientes, se baseando em indivíduos saudáveis, como é o casa das Recomendações Dietéticas de Referência (DRI’s)

InterTV Web – Qual a importância da prática de exercícios físicos?

Renata Dessordi – Praticar atividade física regular é muito importante em qualquer idade. Não é à toa que é algo que todos os profissionais da área da saúde recomendam. Os exercícios aliados a alimentação saudável podem prevenir doenças, como problemas cardíacos, obesidade, diabetes e câncer, além de melhorar o humor e a autoestima e diminuir a chance de desenvolver transtornos psiquiátricos, como depressão e ansiedade.

InterTV Web – Qual a importância de se consultar com um(a) nutricionista?

Renata Dessordi – Para nortear sua alimentação, para saber se você está consumindo todos os nutrientes necessários para um bom desenvolvimento. Além disso, o nutricionista ajuda no desenvolvimento de bons hábitos alimentares, melhora na qualidade do sono, promoção da alimentação saudável para crianças e gestantes e prevenção do aparecimento de doenças crônicas.

InterTV Web – Você além de ser nutricionista também faz Pilates, e tem vídeos interessantes e de grande desenvoltura. De onde surgiu essa iniciativa?

Renata Dessordi – Comecei a fazer Pilates devido aos problemas de coluna. Tenho escoliose e isso me causa dores se não faço nenhum exercício de fortalecimento.

InterTV Web – A partir de quantos anos as crianças já podem visitar o nutricionista?

Renata Dessordi – Não existe idade para começar. As crianças podem ser acompanhadas desde a introdução alimentar, com 6 meses.

A nutricionista, Renata Dessordi, diz que é preciso sempre fazer uma alimentação saudável e balanceada
Foto: Arquivo Pessoal

InterTV Web – Como você analisa a obesidade infantil que está acontecendo no Brasil?

Renata Dessordi – Como um grande problema de saúde pública a ser combatido por todos os profissionais da saúde. O cuidado deve ser multidisciplinar.

InterTV Web – Por conta da praticidade, muitas famílias acabam optando por lanches rápidos para seus filhos como biscoitos recheados, achocolatados, salgados e comidas de fast foods. Qual a sua recomendação?

Renata Dessordi – Organização dos pais para conseguir fazer lanches saudáveis para os seus filhos. Estimular o consumo de sucos naturais, mandar frutas como lanches aos invés de bolachas, assim promovendo bons hábitos.

InterTV Web – Qual a história mais marcante que você tem com Cravinhos?

Renata Dessordi – Não tenho uma história a ser contada, mas o que me marcou foi o início da minha carreira em Agosto de 2011.

InterTV Web – O que significa Cravinhos em sua vida?

Renata Dessordi – O início, é minha cidade natal.

“Não comece uma dieta que terminará algum dia. Comece um estilo de vida que durará para sempre”
Foto: Arquivo Pessoal

InterTV Web – Tem algum cardápio especial que você pode indicar aos leitores?

Renata Dessordi – Não tenho um cardápio para indicar, pois ele deve ser individual, baseado nas necessidades de cada um, mas sim orientações nutricionais para uma vida mais saudável, como por exemplo:

1 – Prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados.

2 – Utilize óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades.

3 – Limite o consumo de alimentos processados.

4 – Evite alimentos ultraprocessados, que são aqueles que sofrem muitas alterações em seu preparo e contêm ingredientes que você não conhece.

5 – Coma regularmente e com atenção. Prefira alimentar-se em lugares tranquilos e limpos e na companhia de outras pessoas.

6 – Faça suas compras em locais que tenham uma grande variedade de alimentos in natura. Quando possível, prefira os alimentos orgânicos e agroecológicos.

7 – Desenvolva suas habilidades culinárias. Coloque a mão na massa, aprenda e compartilhe receitas.

8 – Planeje seu tempo. Distribua as responsabilidades com a alimentação na sua casa. Comer bem é tarefa de todos.

9 – Ao comer fora, prefira locais que façam a comida na hora.

10 – Seja crítico. Existem muitos mitos e publicidade enganosa em torno da alimentação. Avalie as informações que chegam até você e aconselhe seus amigos e familiares a fazerem o mesmo.

“Prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados”
Foto: Arquivo Pessoal

InterTV Web – Suas considerações finais.

Renata Dessordi – Acredito que as pessoas devam refletir bastante sobre a seguinte frase: Não comece uma dieta que terminará algum dia. Comece um estilo de vida que durará para sempre.

Kennedy Oliveira

É formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelas Faculdades COC (atualmente Estácio). É pós-graduado em Comunicação: linguagens midiáticas, pelo Centro Universitário Barão de Mauá.

One thought on “‘Uma nutrição adequada pode prevenir doenças e tornar a vida mais saudável’

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: