Campanha de vacinação contra a gripe vai até o dia 30 de junho

Grupos prioritários da vacinação de combate a gripe tem até o dia 30 de junho para se vacinar. Em Cravinhos a vacinação está sendo realizada nas 4 Unidades Básicas de Saúde, de 2ª a 6ª feira, das 7h30 às 16h.

Acontece em todo o território nacional a 22ª edição da campanha de vacinação contra a gripe, mas nesse ano aconteceu de forma atípica e em meio a Pandemia Mundial de Coronavírus. Mesmo a vacina não prevenindo contra o COVID-19, a procura pelos Postos de Saúde foi bem grande, em especial pelos idosos (60 anos ou mais) e profissionais da Saúde. E quem ainda não se vacinou contra a gripe agora ganhou um prazo a mais, uma vez que o Ministério da Saúde prorrogou a campanha até o dia 30 de junho.

“O Ministério da Saúde determina que tenhamos a cobertura de 90% em cada público-alvo, por isso quem também não se vacinou nas outras etapas poderá procurar uma de nossas Unidades de Saúde para regularizar a vacinação”, explica a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Cravinhos, Gisleine Bosquim.

Foto: Divulgação

Podem se vacinar até o final desse mês os grupos prioritários: Idosos com mais de 60 anos; trabalhadores da área de saúde; pessoas com deficiência; crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); professores; indivíduos entre 55 e 59 anos; povos indígenas; portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que estão sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; profissionais de forças de segurança e salvamento (policiais e bombeiros, por exemplo); caminhoneiros; profissionais de transporte coletivo; funcionários do Cemitério; e portuários.

“A vacina protege contra os vírus influenza A (H1N1)pdm09, A (H3N2) e influenza B. Essa antecipação na vacinação visa reduzir a carga de circulação da influenza na população, bem como suas complicações e óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco”, comenta Gisleine Bosquim.

Quem se enquadra nos grupos prioritários da campanha de combate ao influenza, em Cravinhos, pode procurar uma das 4 Unidades de Saúde, de 2ª a 6ª feira, das 7h30 às 16h, para ser vacinado. Todos devem levar a carteirinha de vacinação ou documento com foto.

Quadro de cobertura vacinal da campanha da gripe em Cravinhos

Trabalhador da Saúde – 148,47%

Idosos – 120,51%

Puérperas – 52,94%

Gestantes – 43,27%

Crianças – 41,24%

Adultos 55 a 59 anos – 17,72%

Cobertura Geral – 79,14%

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de Cravinhos

Kennedy Oliveira

É formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelas Faculdades COC (atualmente Estácio). É pós-graduado em Comunicação: linguagens midiáticas, pelo Centro Universitário Barão de Mauá.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: