Campanha de vacinação de combate à gripe é prorrogada até 30 de junho

Quem se enquadra nos grupos prioritários da campanha de combate ao influenza, em Cravinhos, pode procurar uma das 4 Unidades de Saúde, de 2ª a 6ª feira, das 7h30 às 16h.

Essa é a 22ª edição da campanha nacional de vacinação contra a gripe, mas nesse ano aconteceu de forma atípica e em meio a Pandemia Mundial de Coronavírus. Mesmo a vacina não prevenindo contra o COVID-19, a procura pelos Postos de Saúde foi bem grande, em especial pelos idosos (60 anos ou mais) e profissionais da Saúde. E quem ainda não se vacinou contra a gripe agora ganhou um prazo a mais, uma vez que o Ministério da Saúde prorrogou a campanha até o dia 30 de junho.
“O Ministério da Saúde determina que tenhamos a cobertura de 90% em cada público-alvo, por isso quem também não se vacinou nas outras etapas poderá procurar uma de nossas Unidades de Saúde para regularizar a vacinação”, explica a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Cravinhos, Gisleine Bosquim.

Foto: Divulgação

A vacinação foi dividida em três etapas, assim atendendo os públicos-alvo determinados pelo Ministério da Saúde. Em Cravinhos já foram vacinados em torno de 6.462 pessoas, o que equivale uma cobertura total de 77,42% do público-alvo.

“A vacina protege contra os vírus influenza A (H1N1)pdm09, A (H3N2) e influenza B. Essa antecipação na vacinação visa reduzir a carga de circulação da influenza na população, bem como suas complicações e óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco”, comenta Gisleine Bosquim.

Agora entre 18 de maio e 05 de junho acontece o segundo período da 3ª etapa de vacinação, quando também podem se vacinar adultos de 55 a 59 anos de idade e professores das escolas públicas e privadas. Em seguida todos os grupos prioritários terão uma nova chance de se vacinar até o dia 30 de junho.

Quem se enquadra nos grupos prioritários da campanha de combate ao influenza, em Cravinhos, pode procurar uma das 4 Unidades de Saúde, de 2ª a 6ª feira, das 7h30 às 16h, para ser vacinado. Todos devem levar a carteirinha de vacinação ou documento com foto.

Quadro de cobertura vacinal da campanha da gripe em Cravinhos

Trabalhador da Saúde – 142,88%

Idosos – 119,96%

Puérperas – 49,02%

Gestantes – 39,42%

Crianças – 38,45%

Adultos 55 a 59 anos – 16,70%

Cobertura Geral – 77,42%

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de Cravinhos

Kennedy Oliveira

É formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelas Faculdades COC (atualmente Estácio). É pós-graduado em Comunicação: linguagens midiáticas, pelo Centro Universitário Barão de Mauá.

Deixe uma resposta