Endless OS e Endless Mini

Um projeto de computador de baixo custo e um sistema operacional bem recheado baseado em Linux

Há muito tempo empresas e organizações buscam construir um computador ou laptop que seja barato e acessível para a maior parte da população. O objetivo é levar a informática e internet para comunidades de baixa renda. Um projeto bacana (porém não tão acessível assim) é o computador Endless. O bacana dele, na verdade, é o sistema operacional. Esse sim, gratuito e que pode ser instalado em diversos tipos de hardware.

Ele já vem com mais de 100 aplicativos e ferramentas instalados, além de uma enciclopédia e muito conteúdo que pode ser acessado de forma offline. Aplicativos básicos de escritório, compatíveis com Office, editor de imagem, vídeo, Cad e muito mais.

O sistema é simples de usar, parecido com smartphones, na tela inicial tem o ícone dos aplicativos que são abertos com um clique.

Para instalar basta acessar o site e selecionar a forma de criar o pendrive, pode ser pelo Windows, Mac ou Linux. No Windows a instalação pode se dar por meio de um passo-a-passo que irá manter os dois sistemas rodando na máquina, um de cada vez, em dual boot. No Mac e Linux é preciso baixar a ISO e criar o pendrive que irá servir como instalador. Porém não poderá ser instalado de forma nativa em computadores da maçã.

O ISO da versão básica do sistema tem quase 2GB, enquanto a completa, em portugês do Brasil, quase 10GB. Se optar pela segunda é bom ter bastante espaço no HD ou um pendrive de pelo menos 16GB.

Endless Mini

No site oficial o único computador disponível para compra é o modelo Mini com 32GB de HD. Em formato circular, bem futurista e que fica um charme em qualquer lugar, ele vem equipado com:

  • Quad Core CPU até 1.50 GHz
  • 2 GB RAM
  • 32GB Disco rígido
  • HDMI / Vídeo RCA
  • 3x USB 2.0
  • Áudio 3.5mm entrada e saida
  • Ethernet / WiFi / Bluetooth
  • Vem com Endless OS

Porém não acompanha monitor, teclado nem mouse. Bom para poder usar aquele teclado que está parado ou pode ser adquirido usado, talvez até doado por alguém que não o usa mais.

Os requisitos para instalar é que o computador ou notebook tenha processador de 64bits, pelo menos 2GB de RAM e 32GB de HD (16GB se for a versão básica), placa gráfica somente as integradas Intel ou AMD. A resolução ideal de trabalho é FullHD (1920 x 1080 pixels). Conexão WiFi somente os dispositivos suportados pelo driver ‘brcm80211’, por isso o recomendado é usar um adaptador WiFi USB, cabo de rede ou o celular como modem.

Emir Freiberger

Formado em comunicação social com habilitação em jornalismo. Pós graduado em artes visuais, trabalha entre o mundo das artes e programação de sites e programas web.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: