Erros comuns de quem bebe vinho

Você pode pensar que apenas os não iniciados cometem gafes, mas infelizmente isso não é exclusividade dessa turma

Claro que muita coisa é só frescura, ainda mais considerando que atualmente os termos gourmetizado e premium são aplicados para praticamente qualquer item ou produto. Muitas pessoas para mostrar o poder aquisitivo e, com isso, tentar passar a ideia de que conhecem profundamente o mundo dos vinhos, acabam escolhendo pelo preço.

Preço do vinho

Preço do vinho

Normalmente os produtos tem uma relação preço e qualidade muito íntima. Quando um aumenta, o outro segue junto. Em alguns casos o preço aumenta, mas a qualidade não segue. Pode ser por diversos fatores que isso ocorre, desde o renome do produtor até a quantidade de impostos sobre o produto. Vinhos vendidos por 10 euros em supermercados na Europa são vendidos aqui por 150 reais. Muitas vezes esse valor está apenas na região em que é produzido, por exemplo. Sem contar que nem sempre o vinho mais caro vai agradar o seu paladar. Isso nos leva ao outro ponto, das pessoas que

Devolvem o vinho porque não gostou

Devolvem o vinho porque não gostou

Se o vinho realmente apresentar algum problema de paladar ou olfativo causado por estar mal armazenado ou que tenha bouchonné, que é a doença da rolha, é justificável fazer a troca, se não, foi apenas uma escolha errada de vinho para o seu gosto. A maioria dos estabelecimentos, mesmo os supermercados, possuem um sommelier para orientar na hora da compra. Você pode pedir um vinho com as características que deseja e que esteja dentro do orçamento. Lembrando sempre de:

Armazenar de forma correta

Armazenar de forma correta

O vinho é uma bebida que continua em transformação dentro da garrafa. Alguns tipos de vinhos são produzidos com isso em mente, que vão mudando os aromas ao longo do tempo. Em linhas gerais, os vinhos brancos são para ser consumidos mais jovem, mas é possível encontrar alguns exemplares que ficam ótimos depois de um tempo de guarda. Bem como espumantes Vintage que levam até no nome o diferencial. O vinho é um pouco sensível a oscilações de temperatura, luz e trepidações. Por isso, o ideal é ter uma adega climatizada para deixar as garrafas repousando de forma tranquila. Como às vezes o preço é proibitivo, o ideal é arranjar um lugar sossegado e estável para deitar as garrafas. Depois de um tempo os apreciadores de vinho começam a estocar mais os vinhos e a:

Beber menos e melhor

Beber menos e melhor

Conseguir virar umas garrafas de vinho no jantar não faz de você um enófilo, faz apenas um beberrão. Um vinho, por mais simples que seja, demora um ano, da uva até a taça, para poder ser apreciado. Então, pra quê a pressa? O ideal é degustar, não apenas beber para “encher a cara”. Melhor ainda se for um vinho especial, comprado com atenção e guardado com carinho. Dependendo a situação e a companhia o vinho ficará até melhor, por isso, nada melhor do que abrir uma garrafa e saborear cada instante, sem chatice.

Enochatos

Enochatos

Uma das piores coisas que uma pessoa no mundo vinho pode ser, é um enochato. É aquela pessoa que fala mais do que o homem da cobra, sem nem ao menos ter provado o vinho, mas conhece todos os termos e palavras clichês dos artigos sobre a bebida. Numa degustação você fala que, para você, o vinho tem toques de pêssego, mas para essa pessoa, isso está errado. O vinho, pra ela, tem toques de damasco. Na verdade os dois devem estar certos. O problema é achar que é dono da verdade. Esse tipo de comportamento acaba inibindo as pessoas de se expressar e dar a opinião sobre o vinho que estão provando.

É claro que cada um bebe do jeito que achar melhor, mas algumas dicas sempre são válidas para todos os casos, como a conservação e armazenagem. Por isso, vamos escolher um bom vinho e degustar com calma e uma boa companhia.

Autor

Emir Freiberger

Formado em comunicação social com habilitação em jornalismo. Pós graduado em artes visuais, trabalha entre o mundo das artes e programação de sites e programas web.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: