Quatro opções de lareira para chamar de sua

A temporada do frio chegou e quem não pensa logo naquela casa com uma lareira quentinha e confortável? E quem não quer ter uma em casa? Afinal viajar para o campo e se hospedar em um local com lareira até é gostoso, mas não dá para fazer isso todo dia.

Então resolvi dar uma dica muito bacana para você ter aí na sua casa uma lareira para chamar de sua e passar momentos deliciosos com quem você ama.

Lareira à lenha

A mais antiga e tradicional, essa lembra a casa da vovó da fazenda. Ela é mais comum ser vista em casas de fazenda ou sítio. Para a instalação desse lareira você vai precisar de mão de obra especializada e muita paciência. Pois vai ter quebra-quebra sim. Esse tipo de lareira precisa de revestimentos que suportem altas temperaturas, como o tijolo refratário e também precisa de um duto exaustor para a saída da fumaça, a tal da chaminé do Papai Noel.

Lareira metálica

Também são a lenha, mas são mais simples para instalação. São mais modernas, compactas e um designer escandinavo, que está super em alta. Esses modelos são pré-fabricados e também precisam de chaminé. Você vai precisar contratar uma mão de obra especializada para a instalação, mas nesse caso não vai ter tanto quebra quebra.

Lareira a gás

Ideal para quem não quer bagunça de fumaça e fuligem dentro de casa. E o melhor desse modelo, pode ser instalada em apartamentos, pois não precisa de chaminé. Uma dica muito importante, antes da instalação se certifique de qual tipo de alimentação de gás está disponível no local onde será instalada. Gás natural ou GLP (botijão). Essa informação é muito importante na hora da compra da sua lareira. Para instalação é necessário mão de obra especializada e um ponto de saída de gás no local que será instalada.

Lareira Ecológica

Essa é a queridinha do momento, são muitos seus atributos. Ela é alimentada por um gel fluído a base de etanol, por isso não precisa de chaminé, nem de um exaustor e nem de um ponto de saída de gás para seu funcionamento. Sua forma de alimentação é uma fonte de energia renovável e menos poluente.

Ela pode ser embutida em diversos materiais que suportam alta temperatura e instalada diretamente na alvenaria sem precisar da substituição dos revestimentos já emitentes. O modelo mais escolhido são os portáteis. Eles se adaptam a qualquer ambiente, não fazem sujeira e você pode levar para qualquer lugar.

Sem falar nos designers que são lindos. Eles são revestidos de material apropriado para suportar altas temperaturas e vão de modelos que imita a tradicional lareira a lenha à modelos como uma bandeja para pôr em cima de qualquer superfície como mesa de centro ou de canto.

Agora é só você escolher o modelo que mais te agrada e aproveitar os dias quentinhos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Autor

Babi Sant'Anna

Cenógrafa, Designer de Interiores. Cursando o último ano do Curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Nove de Julho em São Paulo. Atuante no mercado há quatro anos em decoração, cenografia e projetos.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: