Alimentação nos dias frios

O que devemos ter em mente é que nenhuma comida é proibida, mas sim o seu excesso e o frio não deve ser motivo para abandonar o consumo de frutas e verduras.

A chegada do inverno está acompanhada pela busca por pratos mais quentes e calóricos, porém essa modificação no hábito alimentar pode levar ao ganho de peso indesejado. As temperaturas mais baixas aumentam a fome e consequentemente a maioria das pessoas escolhem ingerir alimentos de baixo valor nutricional, porém com elevado teor de gorduras e/ou açúcares simples.

O inverno faz com que nosso organismo gaste mais energia para manter a temperatura corporal normal, aumentando nosso gasto energético, porém esse aumento não é tão significativo ao ponto de compensar o aumento no valor calórico das refeições.

Foto: Divulgação

Nessa época do ano os eventos são mais convidativos e geralmente compostos por queijos mais gordurosos, vinhos, fondue, canjica, caldo de mocotó que são opções mais calóricas. O que devemos ter em mente é que nenhuma comida é proibida, mas sim o seu excesso e o frio não deve ser motivo para abandonar o consumo de frutas e verduras. Os legumes podem ser feitos no vapor ou no forno com azeite e ervas finas e ainda podem ser elaborados caldos mais nutritivos e menos calóricos como o caldo de mandioquinha e abóbora com frango. A ingestão regular desses alimentos é importante em todas as épocas do ano, porém seu consumo no inverno ajuda a reforçar o sistema imunológico para evitar o aparecimento de doenças respiratórias.

Dicas da Nutri

– Prepare sobremesas a base de frutas, como banana e maçã ao forno, adicione canela para realçar o sabor sem aumentar as calorias;

– As sopas ou cremes podem ser preparadas com vegetais ou grãos (lentilha, ervilha, feijão, grão de bico) e acrescidas de carnes magras como o peito de frango e acompanhadas por torradas integrais.

– O chá, quando quente é uma boa opção para elevar a temperatura corporal e pode ser isento de calorias se ingerido com adoçante ou puro;

– Fondue: prefira os de queijo, porém, preparados com queijo branco e leite desnatado ou optar pelo Fondue de abóbora com cream cheese light;

– Se não resistir às massas, prefira ao sugo (molho de tomate), evitando assim, os molhos brancos. Vale também investir na massa integral.

O equilíbrio alimentar deve ser mantido sempre, assim podemos aproveitar o inverno sem ganhar peso, mantendo a saúde e o bem estar.

Renata Dessordi

Renata Dessordi é nutricionista formada pela Universidade de Ribeirão Preto, especialista em Nutrição Clínica e Esportiva. Mestra em Alimentos e Nutrição pela Unesp. Doutoranda em Alimentos e Nutrição pela USP/Unesp. Auriculoterapeuta Francesa.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: