Os cuidados com a pele durante o Verão

O verão chegou e nessa época bem quente do ano é necessário ter cuidados adicionais com a pele. A Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica pensando na prevenção contra o desenvolvimento do câncer de pele reuniu orientações importantes para aproveitar a estação sem descuidar da pele.

O sol é essencial e para o bem-estar ósseo, pois é através dos raios solares que a síntese de vitamina D é estimulada. No entanto, a exposição prolongada sem os devidos cuidados, como o uso de protetor solar, pode levar ao aumento no risco de desenvolvimento de carcinoma ou melanoma.

O melanoma é o tipo de câncer de pele menos frequente, porém o mais agressivo, apresentando uma alta taxa de mortalidade. Quando o diagnóstico é realizado em fase inicial as chances de cura são grandes. Segundo a Sociedade Brasileira de Oncologia, é necessário utilizar protetor solar com fator 30 ou mais em todas as partes do corpo que ficam expostas ao sol. É importante lembrar que o protetor deve ser reaplicado ao longo do dia, se a exposição ao sol for entre os horários das 10 às 16h e se a pessoa tiver pele mais clara. Para os esportes ao ar livre, deve haver uma pausa para reaplicar o protetor solar. Com crianças e jovens a atenção deve ser redobrada. Os casos de melanoma estão relacionados com a exposição excessiva e inadequada ao sol repetidas vezes.

Além disso, os cuidados com a pele devem também ser acompanhados pela avaliação médica, avaliando também o aparecimento ou mudança de forma das pintas. É necessário estar atento ao aparecimento de novas manchas na pele e caso veja alterações procurar um dermatologista.

A prevenção pode ser feita seguindo a regra “ABCDE” para avaliar as pintas e manchas: A. Assimetria: Atenção às pintas assimétricas. B. Bordas irregulares: Pintas inofensivas geralmente têm bordas uniformes. C. Cor: Observe com mais atenção aquelas que mudam de cor ou que apresentam cores inusitadas como as brancas, cinzas, vermelhas ou azuis. D. Diâmetro: Atenção às pintas maiores no corpo. E. Evolução: Acompanhamento contínuo para checar se houve mudanças de tamanho, forma ou cor nas pintas já existentes.

Além disso, a alimentação saudável também pode contribuir com a saúde e beleza da pele. Procure consumir diariamente alimentos ricos em fibras, que auxiliam para o bom funcionamento do intestino. Reduza o consumo alimentos gordurosos e evite as frituras em geral. Evite refrigerantes e consuma em torno de 2 litros de água por dia, o que contribuirá para uma hidratação adequada da pele evitando a oleosidade que leva ao aparecimento de acnes.

Conheça o livro A Saúde Brota da Natureza e tenha uma mais saudável

Acabe com o Mau Hálito com essas técnicas infalíveis

Confira o ebook com 500 Receitas Low Carb para sua dieta

Renata Dessordi

Renata Dessordi é nutricionista formada pela Universidade de Ribeirão Preto, especialista em Nutrição Clínica e Esportiva. Mestra em Alimentos e Nutrição pela Unesp. Doutoranda em Alimentos e Nutrição pela USP/Unesp. Auriculoterapeuta Francesa.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: