Alimentação saudável na prevenção da celulite

A celulite trata-se de um processo inflamatório das células adiposas que causa o aspecto “casca de laranja” na pele decorrente da microcirculação linfática de tecidos sanguíneos o que leva a uma fibroesclerose. Ela é uma desordem de causas múltiplas, mas que têm na dieta hipercalórica, pobre em fibras, vitaminas, minerais e água, no uso de álcool e no sedentarismo alguns dos fatores desencadeantes. Além disso, há ainda causas hormonais como o excesso de estrogênio, fatores genéticos e roupas muitos apertadas que prejudicam a circulação.

A alimentação deve priorizar a hidratação frequente e contínua, o equilíbrio calórico, a manutenção do peso ideal. A dieta deve ser rica em frutas, verduras, alimentos integrais e carboidratos de baixo índice glicêmico como maçã, pera, ameixa, pães de fibras, queijos, iogurtes sem açúcar, leguminosas (lentilha, feijão) e oleaginosas. Deve-se evitar os doces e as farinhas brancas. Os alimentos processados e ultra processados, como os carboidratos refinados, os doces, fast foods, refrigerantes, devem ser evitados. Recomenda-se a diminuição do sódio presente em muitos alimentos industrializados e no sal de cozinha. Os alimentos fontes de ômega 3, especialmente os peixes de água gelada, são indicados e podem estar associados a outras gorduras, como a do azeite de oliva e das castanhas, pois possuem ação anti-inflamatória e melhoram a saúde da pele. Além disso, disso deve ser evitado o consumo de enlatados, glutamato monossódico, embutidos, corantes e adoçantes artificiais.       

O consumo de alimentos com propriedades antioxidantes como o tomate, laranja, brócolis, soja, aveia, uva roxa, amêndoas, chá verde e ameixas devem estar presentes na alimentação.

Além disso, cuidar da saúde do intestino é muito importante incluindo os alimentos probióticos e os alimentos prebióticos, como leite fermentado e iogurtes.

Renata Dessordi

Renata Dessordi é nutricionista formada pela Universidade de Ribeirão Preto, especialista em Nutrição Clínica e Esportiva. Mestra em Alimentos e Nutrição pela Unesp. Doutoranda em Alimentos e Nutrição pela USP/Unesp. Auriculoterapeuta Francesa.

Um comentário em “Alimentação saudável na prevenção da celulite

  • 30 de janeiro de 2019 em 00:58
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    Muito bem citado o cuidado que deve se com alimentos industrializados, até mesmo em legumes e frutas que hoje se utiliza muitos agrotóxicos na sua produção. Com isso o cuidade se dobro e fica tão ligado ao oque comer, quantidade de carboidratos, proteinas. A tantas maneiras naturais de cuidar da nossa alimentação corretamente e que não nos faz passar vontade e tentações. Quero deixar um e-book aqui com muitas receitas naturais para cuidar da alimentação e ajudar a emagrecer. Já perdi de 5 a 10kg em três semanas. E-book: http://bit.ly/Dieta17dias_websiteoficial

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