Benefícios da alimentação saudável nas doenças cardiovasculares

A alimentação saudável e balanceada além de promover a perda de peso, melhora a saúde como um todo inclusive as doenças cardiovasculares

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil, as doenças cardiovasculares são causa de mais de 300 mil óbitos por ano, sendo responsável, portanto, por uma morte a cada dois minutos.

Uma das doenças cardiovasculares mais conhecidas é a hipertensão arterial, que trata-se de uma doença silenciosa que pode levar a várias complicações com o passar dos anos se não for tratada. O seu desenvolvimento não está relacionado apenas ao consumo excessivo de sal, mas também ao consumo excessivo de carboidratos e gorduras que podem levar ao ganho de peso. Os alimentos processados e ultra-processados também são fatores de risco importantes para o desenvolvimento da doença. É importante se atentar a sinais como dores de cabeça constantes e procurar orientação médica, pois pode ser indicativo de hipertensão arterial.

O principal é estabelecer bons hábitos de vida para evitar o aparecimento dessas complicações e o seu agravamento quando já possuir a doença. A gordura não precisa ser eliminada da dieta, porém é necessário a substituição das gorduras ruins pelas boas, como por exemplo, a inclusão do azeite de oliva extravirgem, peixes, abacate e castanhas.

As frutas são alimentos importantes a serem incluídos na rotina alimentar e para o coração as melhores são as de cores avermelhadas como ameixa e uva, pois possuem propriedades anti-inflamatórias benéficas ao coração.

O chocolate 70% também é uma opção benéfica para a saúde do coração pelas propriedades antioxidantes do cacau, porém seu consumo deve ser limitado a 15 g/dia.

Portanto, equilibrando a alimentação e praticando atividade física é possível manter não apenas a saúde do coração em dia, mas também a saúde no todo.

Renata Dessordi

Renata Dessordi é nutricionista formada pela Universidade de Ribeirão Preto, especialista em Nutrição Clínica e Esportiva. Mestra em Alimentos e Nutrição pela Unesp. Doutoranda em Alimentos e Nutrição pela USP/Unesp. Auriculoterapeuta Francesa.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: