Como fortalecer o sistema imunológico

Não existem alimentos que nos deixarão imunes a vírus e bactérias, porém existem nutrientes que modulam a resposta imune do corpo e com isso ajudam a prevenir o desenvolvimento de diversas doenças.

O sistema imunológico se beneficia e se fortalece através de uma alimentação diversificada e rica em nutrientes. Em períodos de pandemias, como o que está sendo vivenciado atualmente pelo Covid-19, uma alimentação equilibrada e bem balanceada é fundamental para fortalecermos nosso sistema imunológico.

Não existem alimentos que nos deixarão imunes a vírus e bactérias, porém existem nutrientes que modulam a resposta imune do corpo e com isso ajudam a prevenir o desenvolvimento de diversas doenças. A vitamina C, presente nas frutas cítricas, é um antioxidante que ajuda a manter a boa imunidade, porém não há nenhuma necessidade em suplementar essa vitamina.

Foto: Divulgação

A vitamina A também é muito importante pela sua função em manter a integridade das células de defesa. Ela pode ser encontrada nos alimentos vermelhos e alaranjados, como a cenoura, mamão, manga, tomate. A vitamina E é responsável por proteger as células contra as substâncias tóxicas. As fontes dessa vitamina são as castanhas, amendoim, semente de girassol e os vegetais verdes escuros. O zinco é um mineral que também fortalece o sistema imunológico e pode ser encontrado nas carnes, laticínios, cereais e frutos do mar. O consumo de alimentos probióticos, como os iogurtes, também são fundamentais, pois equilibram a microbiota intestinal que é importante para a nossa imunidade. Outro fator essencial é manter uma boa hidratação, tentando ingerir pelo menos 2 l de água por dia.

Portanto, aliar uma boa alimentação, sono regular, controle do estresse e pratica de atividade física são fundamentais para manter a saúde e o bom funcionamento do nosso sistema imunológico.

Renata Dessordi

Renata Dessordi é nutricionista formada pela Universidade de Ribeirão Preto, especialista em Nutrição Clínica e Esportiva. Mestra em Alimentos e Nutrição pela Unesp. Doutoranda em Alimentos e Nutrição pela USP/Unesp. Auriculoterapeuta Francesa.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: