Os benefícios da beterraba no exercício físico

A beterraba é um alimento rico em nutrientes, como carboidratos complexos, fibras, vitamina A, vitaminas do complexo B, potássio, fósforo, zinco, ferro e cálcio. Além disso, ela possui em sua composição o nitrato que, no organismo, é um dos precursores do óxido nítrico, substância que promove vasodilatação, ou seja, aumenta o calibre dos nossos vasos, levando mais nutrientes e oxigênio aos músculos. Na prática de exercício físico esse efeito é desejado, pois aperfeiçoa a utilização do oxigênio, auxiliando na melhora do desempenho durante os treinos.

Devido a esses efeitos observados as pesquisas relacionadas a suplementação de nitrato por meio do suco de beterraba vem crescendo. Foi observado que por meio do aumento da perfusão sanguínea, os nutrientes são distribuídos pelo corpo de uma maneira mais eficaz e consequentemente promove uma melhor recuperação muscular. Outros estudos também apontam que o consumo do suco de beterraba pode levar a benefícios cardiovasculares como redução na pressão arterial. Por ser ótima fonte de betacaroteno, ela também atua na melhora do sistema imunológico e tem efeito antioxidante combatendo assim os radicais livres. O suco de beterraba também tem sido usado na prática desportiva pelo seu efeito na redução da fadiga e na inflamação decorrente de exercícios físicos muito intensos ou de longa duração.

A melhor forma de consumir a beterraba é na sua versão crua, sendo possível introduzi-la na forma de salada ou suco, o qual pode ser associado com frutas sendo mais agradável ao paladar. Ela pode ser consumida no pré-treino para estimular a vasodilatação e como fonte de energia e no pós-treino com o objetivo de melhorar a recuperação muscular.

Autor

Renata Dessordi

Renata Dessordi é nutricionista formada pela Universidade de Ribeirão Preto, especialista em Nutrição Clínica e Esportiva. Mestra em Alimentos e Nutrição pela Unesp. Doutoranda em Alimentos e Nutrição pela USP/Unesp. Auriculoterapeuta Francesa.

Um comentário em “Os benefícios da beterraba no exercício físico

  • 1 de maio de 2018 em 17:55
    Permalink

    A beterraba é uma ótima fonte de vitaminas e os seus benefícios são vastos. Muito interessante a matéria, é importante incentivar o consumo da beterraba, cenoura, batana, dentre outros….
    http://saudehojesempre.com

    Resposta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: