Café du jour: D.O.C. Café, unidade Fazenda Santa Maria

Quer fugir um pouquinho da loucura da cidade? Relaxar e aproveitar um momento de paz? Respirar ar puro e ainda tomar um delicioso café? Então, aproveite a dica da semana do Café du Jour, conheça a cafeteria que conta com tudo isso e muito mais.

Estamos falando de D.O.C. Café, unidade Fazenda Santa Maria, localizada na Rodovia Anhanguera, km 299, Casa 3 – Cravinhos/SP.

A casa 3 é marrom por fora que nos remete a cor predominante quando falamos de café. Sua arquitetura é bem preservada, chão vermelho, uma porta ao fundo que nos leva à uma área verde com duas mesas para quem deseja desfrutar do café em contato com a natureza. O ambiente é muito aconchegante e confortável. Na decoração quadros com fotografias sobre o tema café, desde o plantio até o produto final. Estantes com vários itens para exposição e alguns a venda. Esse é o D.O.C. Café, unidade Fazenda Santa Maria.

O nome o nome D.O.C. vem da sigla: De Origem Controlada, pois os grãos da espécie Arábica são cuidadosamente produzido e selecionados nas lavouras centenárias da tradicional Fazenda Sapecado, em Cravinhos – SP, e todo processo é acompanhado pessoalmente pela proprietária e barista Mariana Boechat.

O D.O.C. Café está presente nas melhores cafeterias e restaurantes renomados de Ribeirão Preto, por isso não é a primeira vez que o blend D.O.C. (laranja) aparece aqui no Café du Jour.

interior doc cafe cravinhos fazenda santa maria

“A Fazenda Sapecado é conhecida internacionalmente pela produção e cuidados especiais com os grãos da espécie Arábica, uma espécie que produz cafés de qualidade, finos e requintados, possui aroma intenso e os mais diversos sabores. Na fazenda, o café é mais que um produto. É uma iguaria que recebe atenção em tempo integral. Para garantir o frescor dos grãos, nossos cafés são torrados semanalmente por uma das sócias (mestre de torra) na unidade do Residencial Fazenda Sta. Maria em Cravinhos. A torra é média clara. O café D.O.C. é servido em nossas unidades por Baristas profissionais e equipe altamente treinada no preparo de bebidas com café e atendimento ao cliente. As lojas D.O.C. contam com uma seleção de 20 bebidas à base de café.” (fonte: doccafe.com.br)

linhas de café doc cravinhos fazenda santa maria

A marca D.O.C. conta com quatro tipos de produto. Três deles com grãos puros (amarelo, vermelho e verde) e um blend (laranja). Essa separação por cores acaba sendo mais fácil para identificar e guardar qual é o preferido para o paladar. A identificação “Amarelo” é composto com grãos Bourbon Amarelo, o “Vermelho” com grãos Obatã, e o identificado pela cor “Verde” grãos Topázio. Os grãos identificados pela cor laranja é um blend entre o grão Bourbon Amarelo e o Obatã.

“O grão Bourbon Amarelo: É uma mutação natural de Bourbon vermelho ou mistura natural entre bourbon vermelho e amarelo de Botucatu (Típica Amarelo). Formação 100% Bourbon ou 50% Bourbon e 50% Típica.

Já o grão Obatã: Cruzamento entre Villa Sarchi e Híbrido de Timor com retrocruzamento natural para Catuaí Vermelho. Formação de 62,5% de Bourbon, mais 34,4% de Típica e 3,1% de Robusta.

A espécie de café Topázio vem do cruzamento entre os grãos Mundo Novo e Catuaí Amarelo.” (fonte: aventurasdabarista.wordpress.com)

café moído na hora doc café cravinhos fazenda santa maria
O Café é moído na hora

Em todas as lojas e franquias D.O.C. é servido somente o Blend (laranja), portanto as considerações abaixo são feitas dele e futuramente as considerações do outros tipos.

 

Método de preparo Espresso (50mL)
Apresentação Chocolate e água com gás
Crema Escura
Textura Ácida
Aroma Intenso
Sabor Residual Persistente
   
Custo R$ 5,50 (Muito bom)

Os produtos podem ser adquiridos pelo site e o preço é o mesmo da loja, atualmente 500g sai por R$22,00. O preço é o mesmo para o café em grãos ou moído.

Para fugir do estresse da cidade grande e desfrutar de um momento tranquilo em um lugar maravilhoso, recomendo fortemente D.O.C. Café, unidade Fazenda Santa Maria! Para quem está em dúvida, pois precisa pegar um pouco de estrada para chegar até lá, eu garanto que vale a pena. Não vai se arrepender!

Bom feriado! Desfrutem de um bom café ao lado dos seus entes queridos e fiquem ligadinhos no @cafedujour88

 

 

 

Autor

Catinha Caum

Formada pelo Google, mestrado feito por Momentos e o título de doutorado veio pela experiência em infinitas xícaras de café. Venha aproveitar comigo o melhor momento do dia... a pausa para o café!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *