Semana de Portinari ganha edição virtual em 2020

Programação contempla atividades tradicionais como a coletiva de artes plásticas e, ainda, novidades como lives culturais e musicais.

Tradicional e muita aguardada, a Semana de Portinari é um marco em Brodowski, pois celebra os artistas, a cultura e o aniversário da cidade. Organizada pelo Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, em parceria com a Prefeitura do Município de Interesse Turístico de Brodowski, neste ano, a edição será celebrada virtualmente. A agenda será realizada entre 15 e 23 de agosto com muitas ações que foram mantidas e novidades que chegam para aproximar a arte ao público.

Dentre os lançamentos está a live Grandes Clássicos Sertanejos – Voz, Violão, Viola e Acordeão no sábado (15/08), às 16h. Toda a trajetória da música sertaneja tocada e cantada pelo historiador e músico Tiago Reatto, que fará uma apresentação acústica, com a sonoridade dos instrumentos típicos do sertão. O show será transmitido pelo Instagram do Museu.

No domingo (16/08), tem mais música com o projeto Viola Aberta. Com iniciativa da Secretaria Municipal de Turismo, a live será produzida diretamente dos jardins do Museu Casa de Portinari, e terá a viola caipira como condutora da melodia nos arranjos de percussão, baixo e violão. Para participar, basta acessar o Instagram às 16h.

No mesmo dia tem lançamento do álbum virtual Juntando Memórias: Semanas de Portinari que convida o público a resgatar as lembranças das edições anteriores do evento. Basta enviar uma foto pintando, interagindo na Piazza Della Nonna ou passeando pela exposição coletiva de artes para o Whatsapp (16) 98215-1242 ou pelo link: https://www.museucasadeportinari.org.br/exposicoes-virtuais/

Outra atração será o concurso Criação da Medalha Portinari, realizado pelo Museu Casa de Portinari em parceria com a Câmara Municipal de Brodowski. O objetivo é receber projetos e ideias de layouts para a medalha “Candido Portinari”, o PIN e o certificado. Os interessados deverão conferir o regulamento pelo site da ACAM Portinari, enviar seu desenho por e-mail – contato@acamportinari.org – ou presencialmente – Rua Floriano Peixoto, 490 – Brodowski/SP – e aguardar o resultado.

Para unir o lúdico à cultura, tem jogo novo no site: Caça ao Tesouro Virtual. A partir de segunda-feira (17/08), a criançada poderá encontrar pistas espalhadas pelo Museu para alcançar o objetivo: descobrir o baú de Portinari!

Foto: Divulgação

Ainda, tem lives sobre os desenhos de Portinari e com passeios pela antiga casa do pintor. O público encontrará detalhes sobre a vida dele no imóvel e curiosidades dos espaços como a sala principal, cozinha, sala de banho e quarto, tudo conduzido pelos educadores do Museu.

Outras atividades programadas são vídeos com depoimentos de personalidades do meio cultural sobre a importância do Museu como patrimônio histórico para celebrar o Dia do Patrimônio Histórico; experiências narradas, em vídeo, pelo brodowskianos que praticam cicloturismo pelas paisagens naturais e rurais da região; lançamento das playlists e podcasts do equipamento no Spotify; e a seleção dos trabalhos do Concurso Artístico e Literário com os alunos da cidade, evento alusivo à 45ª Semana de Portinari e ao Aniversário de 107 anos de Brodowski.

Tradição

Os eventos tradicionais também ganharam versões on-line. Por exemplo, a “Coletiva de Artes Plásticas” figura entre as principais atividades da instituição pelo entendimento que a preservação da memória e do legado do pintor passa também, e necessariamente, pelo compromisso com o fazer artístico. Por isso, diversos artistas foram convidados a participarem da exposição.

“Reunir, numa verdadeira celebração, e abrir espaço aos artistas em seus múltiplos olhares e propostas estéticas plurais que enriquecem o público são caminhos que permitem que o equipamento cumpra o seu importante propósito de fomentar a produção e a difusão das artes plásticas em consonância à sua missão”, diz Cristiane Patrici, gerente do Museu Casa de Portinari.

Ela ainda completa que “a disponibilidade de fazer essa edição virtualmente só enriquece o propósito de levar para além dos muros do Museu a cultura, e também, deixa um gosto de quero mais para uma próxima edição, que torcemos que seja para reunir, novamente, o público na frente da casa”.

Piazza Della Nonna e Galeria a Céu Aberto

Em virtude da pandemia mundial e para colaborar com o isolamento social, o Museu Casa de Portinari adiou a realização da Piazza Della Nonna. A nova data ainda não está definida.

A ação Galeria a Céu Aberto também foi postergada. A edição reunirá os artistas para a execução das obras quando for possível a realização de atividades presenciais. No entanto, os interessados em participar já podem enviar os projetos para a instituição. Como 2020 marca as celebrações de 50 anos do Museu Casa de Portinari, o tema para as pinturas murais deverá ser uma homenagem ao Museu e ao pintor Candido Portinari.

Da Redação

A equipe Intertv Web traz para você as informações e notícias precisas que você precisa.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: