Oh, really?!

Olá, galera de Ribeirão Preto e região e leitores do Inter TV Web.

Welcome to Oh, really?!, uma coluna semanal para falar, discutir e (por que não) aprender a língua inglesa, uma das línguas mais faladas no mundo e que ainda com timidez se pronuncia nas bocas tagarelas dos habitantes do nosso Brasil.

Você sabia que o Brasil ocupa a 41ª posição no EPI – English Proficiency Index, Índice de Proficiência estabelecido pela EF e que considera 80 países em sua classificação? Não, isso não é bom.

Proficiência linguística nada mais é do que a capacidade de demonstrar conhecimento e habilidade no uso de uma língua, considerando as competências de leitura, escrita, compreensão oral e auditiva. Nesse sentido, nosso domínio da língua é considerado baixo. Vale também destacar que estamos no ranking desde 2011 e, de lá para cá, NADA mudou. Não estamos melhorando.

Falar inglês não é uma dádiva. A proficiência em qualquer segunda língua não é dada como presente ou recompensa. Quisera eu receber meus rendimentos em proficiência…

falar ingles

Não é fácil! Começar é difícil, continuar é dramático e os resultados são duvidosos. Sou aprendiz de uma terceira língua e confesso: muitas vezes, o caminho parece tão longo, que a gente não quer nem começar. Algo tipo: “mano, nunca vou conseguir chegar nesse nível (ou nem quero), vou começar pra quê?” Mas eu garanto: esse dia chega, se você quiser, se dedicar e acreditar! Dádiva, então, é a oportunidade de aprender.

Para estrear a coluna, gostaria de deixar algumas dicas: (1) não se compare com os outros – a aprendizagem é uma experiência individual e neste caso, a gente tende a se comparar com quem é melhor. É injusto e ineficaz. (2) erre com gosto – o erro te dá a oportunidade de ser corrigido. Ponto para a proficiência! (3) mude seus hábitos –  pare de assistir programas e filmes dublados. A exposição de nossos ouvidos a qualquer língua estrangeira é elemento essencial da aprendizagem. Se você não ouve, não fala.

A Oh, really?! pretende ser um instrumento de auxílio e motivação, oferecendo aos leitores conteúdos diversos. Passaremos por temas divertidos como viagens, temas aplicados a negócios e experiências profissionais, não nos esquecendo de aspectos gramaticais, estratégias de aprendizagem e curiosidades em geral. E por estarmos aqui para compartilhar, queremos saber: Qual a sua curiosidade? O que gostaria de aprender mais? Qual a sua principal dificuldade com a língua? Compartilhem conosco suas experiências e nos mandem sugestões de temas para que possamos trabalhar nas próximas edições.

I´m looking forward to hearing from you guys!

Stella Correa

Stella Corrêa é Administradora de Empresas, Mestre em Ciências pela USP, Professora certificada CELTA e entusiasta da educação bilíngue. Sua coluna “Oh, really?!” vai ao ar às quartas-feiras.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: