Aprendizado online e livros estão mudando a educação e o mercado de trabalho

Cursos rápidos e voltados à prática do dia a dia, assim como a leitura de livros estão entre as melhores estratégias para o aprendizado ágil.

Será que os nascidos em 2020 precisarão se preocupar em guardar dinheiro para a faculdade ou ficarão no dilema de qual curso devem escolher? Essas são perguntas que estão sendo feitas por acadêmicos, educadores, executivos e empresários em todo o mundo. Cursos como engenharia civil e medicina, provavelmente, sofrerão poucas mudanças, mas as áreas de administração, tecnologia e comunicação, por exemplo, já vivem uma transformação. É o que defende Eduardo Villela, especialista no mercado editorial e book advisor.

“O modelo universitário tradicional está em decadência, basta ver o crescimento de cursos onlines”, avalia Villela.

Eduardo Villela, especialista no mercado editorial e book advisor
Foto: Divulgação

Em 2020, o aumento nas compras de cursos online ultrapassou os 200%, segundo levantamento do portal Cuponomia. Os cursos online são em sua maioria voltados para o desenvolvimento profissional. De acordo com a plataforma Udemy, entre os cursos mais procurados estão: habilidade em comunicação, mindset de crescimento e redes neurais. Por conta da impossibilidade em promover treinamentos presenciais, as empresas também estão recorrendo aos cursos virtuais para aperfeiçoar os seus funcionários.

“Essas mudanças já podem ser vistas no mercado de trabalho, o foco no desenvolvimento de competências e habilidades está sendo priorizado em relação à formação acadêmica, que é mais orientada ao desenvolvimento da técnica. Num futuro não longínquo, grande parte dos cursos de longa duração vão ser substituídos por cursos rápidos, virtuais e presenciais e muito focados na prática”, defende Villela.

Outro exemplo dessa mudança é a Singularity University, universidade americana sediada em uma base da NASA. A instituição oferece especializações, cursos de férias e workshops. Entre os diferenciais da Singularity em relação à uma faculdade tradicional está o tempo de duração dos cursos, o conteúdo programático e os valores. O objetivo da Singularity é transformar pessoas e organizações, promovendo o conhecimento necessário para enfrentar os dilemas globais.

Foto: Divulgação

Além dos cursos virtuais e presenciais de curta duração, visando a aplicação do conhecimento na prática do dia a dia e o desenvolvimento de capacidades diversas, os livros são ferramentas que também estão transformando o mercado da educação. Os livros possibilitam uma aprendizagem acelerada, permitindo uma formação autodidata, no tempo e na necessidade do leitor.

“Se você precisa aprender os fundamentos de determinado tema que será importante para melhorar seus resultados no trabalho e/ou na vida pessoal, o livro é uma das melhores ferramentas para isso. A concentração necessária e a capacidade de raciocínio e reflexão que a leitura exige fazem com que você forme novas conexões neurais no cérebro e absorva o conhecimento com eficácia”, afirma Villela.

Hoje as editoras brasileiras oferecem uma variedade imensa de livros de praticamente todos os assuntos. Assim, será difícil não encontrar títulos relacionados ao seu tema de interesse.

Da Redação

A equipe Intertv Web traz para você as informações e notícias precisas que você precisa.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: