Alunos da rede municipal de Cravinhos receberão kit de alimentação

O planejamento e a definição dos gêneros alimentícios que compõe o kit do “Programa Merenda Solidária” foi elaborado pela nutricionista da Prefeitura de Cravinhos e pelo Conselho de Alimentação Escolar.

O município de Cravinhos, através da Secretaria Municipal de Educação, iniciou nessa semana a distribuição do kit de alimentação escolar, denominado “Programa Merenda Solidária”, a todos os alunos matriculados na rede municipal de ensino, bem como aos que frequentam a creche das Irmãs Franciscanas e a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). Devido a Pandemia Mundial de Coronavírus muitas famílias tiveram sua renda afetada, assim precisando de um auxílio nesse momento.

“Dividimos o trabalho de distribuição em várias semanas, por alguns motivos. O primeiro deles é que não ocorram aglomerações nas escolas e o segundo é que como os fornecedores não tem produção em grande escala, não iriam conseguir fornecer tudo de uma só vez”, comenta a nutricionista e chefe do Departamento de Alimentação Escolar da Prefeitura de Cravinhos, Lilian Cavalcanti Bucioli.

O planejamento e a definição dos gêneros alimentícios que compõe o kit do “Programa Merenda Solidária” foi elaborado pela nutricionista Lilian Cavalcanti em parceria com o Conselho de Alimentação Escolar, fomentando a agricultura familiar por meio de contratos vigentes dos agricultores com o Setor de Merenda Escolar, atendendo às orientações do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar) em regulamentação a Lei 13.987/2020, que autorizou a distribuição dos gêneros alimentícios aos alunos, durante o período de suspensão das aulas em decorrência das medidas preventivas de contaminação da Covid-19.

“Os alimentos estão sendo entregues nas unidades escolares, estamos contando com a colaboração de todos os funcionários na montagem e os pais estão buscando com horários determinados pela direção de cada unidade”, revela Lilian Cavalcanti.

Os itens dos kits são: 1 maço de alface, 01 maço de cheiro verde, banana, laranja, abobrinha, chuchu, pepino, milho verde, mandioca e cenoura. Sendo todos os itens provenientes dos agricultores familiares de associações de Cravinhos, Ribeirão Preto, Serra Azul e São Simão.

Serão mais de 4 mil alunos atendidos com o kit de alimentação escolar, sendo que as entregas serão feitas de forma gradual e organizada em cada unidade escolar.

“É importante ressaltar que estamos tratando cada escola individualmente. Todos irão receber os kits, mas não adianta irem até a creche, escola ou entidade para solicitar, porque dentro do cronograma cada diretora irá agendar a entrega e com horários pré-estabelecidos para os pais, assim também seguiremos todas as normativas da Organização Mundial de Saúde”, diz Lilian.

Nessa semana foram atendidos os alunos das creches municipais, sendo que os pais seguiram os protocolos determinados para que pudessem fazer a retirada do kit de alimentação escolar. Na próxima semana serão atendidos os estudantes das escolas de Ensino Infantil.

Vale salientar que o “Programa Merenda Solidária” também tenta priorizar a agricultura familiar, como forma de incentivo aos produtores que forneciam, antes da interrupção das aulas, diariamente, os seus produtos para a fabricação da merenda escolar.

Kennedy Oliveira

É formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelas Faculdades COC (atualmente Estácio). É pós-graduado em Comunicação: linguagens midiáticas, pelo Centro Universitário Barão de Mauá.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: