Estudante com Síndrome de Down se forma em Educação Física e apresenta trabalho
João Vitor de Paiva se torna o primeiro estudante com síndrome de Down a apresentar um TCC sobre Educação Física no Brasil.
O influenciador e ativista social João Vitor de Paiva apresentou, na terça-feira (10/12), na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), o Trabalho de Conclusão de Curso com o tema “Treinamento Resistido e Síndrome de Down”. Com isso, ele se torna o primeiro estudante com síndrome de Down a apresentar um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) sobre educação física no Brasil.
O momento protagonizou na história do País um marco de transformações sociais em ambientes acadêmicos. A apresentação do trabalho, aprovado com louvor, foi assistido por familiares, colegas de curso, amigos e professores do jovem. A banca foi composta pelos professores Rafael Felipe de Moraes, Marcelo de Souza e Silva e Izabel Alves Calvão Collus. Rafael Felipe e Janaína Ferreira foram os orientadores.

O TCC abordou os impactos positivos do treinamento resistido para a saúde e qualidade de vida das pessoas com síndrome de Down. João Vitor afirmou estar feliz e extremamente realizado com a conquista.
“É um marco muito importante para a minha vida. A realização de um Trabalho de Conclusão de Curso e ser aprovado é um sonho realizado”, afirma João Vitor.
O professor Rafael de Moraes, orientador de João, comentou sobre o trabalho e a transformação que ele representa.

“O João foi um cara que me ensinou muito. Eu só tenho a agradecer pela oportunidade de ser orientador dele. Tudo que era possível fazer para que ele se adequasse à produção foi correspondido à altura. Só tenho que parabenizá-lo”, conclui o orientador.