Jair Bolsonaro é eleito presidente do Brasil

Bolsonaro vence Fernando Haddad, no segundo turno, por 55,13% a 44,8% e assumirá a presidência do Brasil em 1º de janeiro de 2019

Após mais de 45 dias de campanha, o Brasil conheceu na noite de domingo (28/10) o seu novo presidente, e trata-se do capitão da reserva do Exército e deputado federal, Jair Messias Bolsonaro (PSL), 63 anos. Ele que chegou ao 2º turno na disputa com o ex-prefeito de São Paulo e Ministro da Educação no Governo Lula, Fernando Haddad (PT), obteve 55% dos votos válidos (mais de 57 milhões) e superou o petista que foi escolhido por 44,8% (47 milhões). Os votos brancos e nulos somaram 9,5%, que teve ainda abstenção superior a 31,3 milhões de eleitores (21% do total habilitado a votar em todo o País).

Bolsonaro é o primeiro político que saiu do Exército a assumir o comando do país desde 15 de março de 1985, quando o general João Baptista Figueiredo deixou a Presidência para dar lugar ao advogado José Sarney, até então senador pelo Maranhão e vice de Tancredo Neves na chapa eleita indiretamente pelo Congresso.

Deputado federal pelo PSL (Partido Social Liberal), com cerca de três décadas de vida parlamentar, é também o primeiro presidente eleito fora da polarização entre PSDB e PT que marcava a corrida presidencial desde 1994. A posse será em 1º de janeiro de 2019.

Seu vice, Antônio Hamilton Martins Mourão (PRTB), de 65 anos, é general da reserva do Exército e também estará ao seu lado durante os quatro anos de mandato a que foram eleitos.

Conheça o novo presidente

Jair Bolsonaro é pai de cinco filhos, e está em seu terceiro casamento agora com Michele Bolsonaro que será a primeira-dama do Brasil a partir do dia 1º de Janeiro de 2019. Seus filhos são Flávio, eleito senador no Rio de Janeiro; Carlos, vereador também no Rio de Janeiro; e Eduardo, reeleito neste ano deputado federal por São Paulo com a maior votação para o cargo no país. E ainda tem Renan (estudante de Direito) e a pequena Laura de apenas 8 anos.

Bolsonaro nasceu em Campinas (SP), mas foi criado na cidade de Eldorado, a 243 quilômetros de São Paulo. Formou-se em 1977 na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende (RJ), e chegou à patente intermediária de capitão. Em 1988, foi para a reserva, após ter sido eleito vereador no Rio de Janeiro. Ele já passou por oito partidos.

Como político, Bolsonaro dedicou os últimos 27 anos à vida parlamentar em Brasília, tendo apresentado, no período, 162 projetos e aprovado apenas dois. O primeiro deles, prorrogava benefícios fiscais aos setores de informática e automação. O segundo autorizava o uso da fosfoetanolamina sintética – substância conhecida por “pílula do câncer”, cuja eficácia nunca foi comprovada cientificamente – por pacientes com a doença.

Fotos: Veja.com e Agência AFP

Autor

Kennedy Oliveira

É formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelas Faculdades COC (atualmente Estácio). É pós-graduado em Comunicação: linguagens midiáticas, pelo Centro Universitário Barão de Mauá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *