Degustação linear

As possibilidade são infinitas para se pensar em apresentar uma degustação linear e o interessante é perceber o quanto essa prática amplia os sentidos gustativos.

Você já fez degustação linear?

Existem várias formas de fazer esse tipo de degustação. Pode ser por estilos aproximados, por exemplo: Stouts e Portes, Pales Ales e Golden Ale, ou com diversos estilos seguindo uma racionalidade das mais leves às mais encorpadas, por exemplo: Pilsen, Weiss, Pale Ale e Stouts. Com cervejas de guarda, a recomendação é selecionar o mesmo rótulo e começar da mais antiga para a mais jovem, isso porque via de regra, quanto mais jovem, mais alcóolica. 

As possibilidade são infinitas para se pensar em apresentar uma degustação linear e o interessante é perceber o quanto essa prática amplia os sentidos gustativos. É a melhor maneira de estudar, em minha opinião.

A Cervejaria Satélite lançou uma linha de New England IPA single hop. O que isso quer dizer? Que a Hop Attack, como é batizada, é uma linha de 4 cervejas com a mesma base sendo New England IPA, com 6% de abv e 50 IBU e a única mudança de receita é que cada lote leva um tipo de lúpulo. E isso faz toda a diferença sensorial e gustativa.

A primeira da linha é a Hop Attack Amarillo, de origem americana, com aromas florais e cítricos e literalmente remete à maracujá.

A segunda da linha é a Hop Attack Ekuanot, também de origem americana mas com aromas que vão de cítricos à herbais.

A terceira é a Hop Attack Simcoe, também de origem americana, potente para contribuir com aroma e amargor à cerveja. Nesta terceira versão da linha, o amargor é mais presente em relação às outras. Possível de perceber em boca quando o gole seca o paladar no final. E no aroma um pouco mais de complexidade de aromas florais, herbais, pinho levemente frutado e terroso.   

E por último e não menos importante, a Hop Attack Motueka, de origem neo-zelandês, é excelente para aroma e a predominância dos aromas cítricos são: limão e frutas tropicais.

Muito interessante com o estilo New England IPA nasceu há pouco tempo, 3 aproximadamente e conquistou o mercado de cervejas especiais. Considerado um sub-estilo das IPAs como leve, refrescante com alta bebalidade.

Outro ponto extremamente importante para uma degustação linear ser eficaz, coerente e responsável é beber pouco e sempre acompanhado de água.

Karina Hauch

Publicitária e beer sommelière. Apaixonada por cerveja, fábricas e mundo cervejeiro. Adora conhecer novos rótulos e experiências gastronômicas. Sonha viajar o mundo em busca de cervejarias e acumular experiências em horas-copo.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: