Seja bem-vindo, agosto! E traga muitas cervejas para nós!

Mês oficial da cerveja. E ainda tem gente que não gosta de agosto… hehe. É verdade, não tem nenhum feriado no calendário, mas tem duas datas comemorativas que eu levo bem à sério!

O dia mundial da IPA (Indian Pale Ale) que se comemora na primeira quinta-feira do mês, e o dia mundial da cerveja, que se comemora no dia seguinte, sempre na primeira sexta-feira do mês. Aí, depois segue o final de semana e as comemorações continuam, porque somos brasileiros e não paramos, nunca. Muito justo!

São duas datas comemorativas recentes, mas vocês não concordam que mereciam um feriado?

O Dia Internacional da IPA não nasceu com o intuito comercial e nem partiu de nenhuma cervejaria específica. Em 2001, cervejeiros se juntaram para homenagear esse estilo que é um dos mais consumidos no mundo. Alguns dados curiosos sobre a IPA é que apesar do estilo ter origem da escola inglesa, todas as escolas cervejeiras produzem, e seguem, cada vez mais, usando lúpulos americanos que são mais cítricos e florais. É também o estilo que mais cresce subcategorias com reconhecimento, como Double ou Imperial IPA, Ney England IPA, Red IPA, Session IPA entre outras que não param de nascer. Em Ribeirão, o único estilo que todas as fábricas produzem é a IPA! É ou não muito amor por lúpulo?

Já a comemoração pelo Dia Internacional da Cerveja começou em 2007, por 4 amigos amantes da cerveja, para celebrar a bebida e agradecer à indústria. E a ideia além da homenagem visa também as boas condutas na apreciação da bebida, como: provar cervejas de diversas culturas, ser grato a quem te serve e oferece a bebida, dividir cerveja com bons amigos e presentear com cerveja!

Acrescento meu conselho: beba com moderação, beba menos e com melhor qualidade, aprecie essas datas que abrem portas para tantos eventos legais, e muitas vezes, colaborativos. Cerveja é assim, união. Seja em seu momento de lazer e degustação ou tendo o prazer de dividir com alguém especial.

Saúde, um brinde e vamos comemorar!

Autor

Karina Hauch

Publicitária e beer sommelière. Apaixonada por cerveja, fábricas e mundo cervejeiro. Adora conhecer novos rótulos e experiências gastronômicas. Sonha viajar o mundo em busca de cervejarias e acumular experiências em horas-copo.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: