Corpo e mente saudáveis

O ano já começou, 2017 deixou lembranças, momentos e histórias e 2018 já trouxe alguns risos, choros, emoções, conquistas, perdas e muito mais pra cada um. 2018 inicia-se com a esperança de um mundo melhor e de novas experiências, sempre buscando o melhor pra cada um, e nada como junto com todas as metas para este novo ano, buscarmos um equilíbrio entre mente e corpo, visto que, são eles que nos farão aproveitar cada dia.

A alimentação é fundamental neste processo. Alimentar-se bem não é apenas buscando estética, mas sim a saúde. Comer de tudo um pouco é necessário para o organismo. Uma alimentação balanceada, variada e saudável com ingestão de líquidos de preferencias não açucarados, comer em intervalos de tempo pré-definidos sem exageros, evitar consumo excessivo de doces, sal, gorduras e álcool e esquivar-se de dietas milagrosas e da moda influenciam diretamente no bem estar do corpo.

A prática de exercícios físicos consciente, com orientação e frequente traz também qualidade de vida e saúde. Existem diversas formas de se praticar um exercício ou um esporte, cabe testar cada um deles e ver em qual se encaixa melhor e lhe traz prazer. Praticar uma atividade que não gosta, não lhe traz prazer e chega até ser torturante não contribuirá de forma saudade para o bem estar. Teste, procure, conheça e descubra o que lhe gosta, encontrando seu prazer e contribuindo com a saúde.

Visitas regulares ao médico, realização de exames, busca de ajuda quando há algo de errado fisicamente com o corpo são primordiais para evitar problemas maiores e poder prevenir doenças.

Dormir bem é a base para qualquer corpo saudável, dia produtivo e estarmos bem com nós mesmos. O sono é responsável pela desaceleração do organismo, é neste momento que o corpo produz maior quantidade de diversos hormônios importantes e também tem um potencial reparador de energias e atua para o bom desenvolvimento da memória.

Dedicar um tempo há si mesmo realizando alguma atividade que lhe traga prazer. São pequenos momentos no dia a dia que dedicamos ao que gostamos que faz o que pensemos em nós e distraiamos um pouco. Conhecer-se, sobre o que faz bem, ter um hobby contribui para desacelerar e pensarmos um pouco em quem é importante, nós mesmos.

E por fim, cuidar da nossa saúde mental, pois é ela que irá refletir em nossa vida pessoal, profissional, familiar e social. É necessário tem uma relação equilibrada entre as emoções (sentimentos), atitudes (pensamentos) e ações (comportamentos) além ser necessário entender que cada um possui uma limitação e que todos precisaram de ajuda em algum momento. Ninguém precisa dar conta de tudo e lidar com tudo sozinho. O autoconhecimento é um aliado neste momento, podendo ser o orientador de que algo está ou não funcionando bem.

Manter o equilíbrio de tudo isto não é fácil, porém um é entrelaçado ao outro, puxando a cada passo o outro tipo de cuidado. Quando inicia-se a prática da saúde e bem estar, atrela-se cada um, e quando damos conta, tudo está funcionando, algumas partes com mais dificuldades, mas é assim mesmo, afinal de contas, quem é perfeito em tudo?! Somos mutáveis e moldáveis a cada etapa.

Yasmin Paciulo Capato

Yasmin Paciulo Capato é Psicóloga (CRP: 06 / 136448) clínica e atende as especialidade de Psicoterapia, Orientação Vocacional e Psicodiagnóstico na Clínica Vitalli.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: