Entendendo a psicologia e algumas das possibilidades

Investigadora da natureza da mente humana, por meio da ciência, a psicologia se volta a estudos aprofundados sobre o funcionamento humano.

O interesse sobre a psicologia e seus diversos campos de atuação vem aumentando gradativamente e significativamente com o passar dos anos. A prova disso esta no crescente número de estudantes que desejam voltar os seus conhecimentos para áreas que buscam compreender e cuidar melhor do que, muitas das vezes é deixado de lado, a saúde mental.

Tida por muitos como “a profissão do século”, os estudos desenvolvidos pela psicologia comportam inúmeros benefícios para a sociedade.

Investigadora da natureza da mente humana, por meio da ciência, a psicologia se volta a estudos aprofundados sobre o funcionamento humano. Estes estudos são guiados e firmados por diversas metodologias, tais como a observação e experimentação. A partir destas, faz-se possível que diversas áreas de interesse humano, como a saúde, educação e políticas publicas, usufruam de tais conhecimentos, aplicando-os a seus respectivos públicos a fim de promover uma melhor qualidade de vida ao ser.

Devido à magnitude humana, a psicologia é dividida em subáreas, sendo todas elas igualmente importantes. Temos a psicologia clínica, social, organizacional, forense, escolar entre outras, sendo todas produtoras de grandes conhecimentos que podem ser utilizados em outros campos de estudos, aumentando e aperfeiçoando assim a gama de conhecimentos existentes sobre o ser humano.

Apesar de ser considerada uma ciência nova, os frutos colhidos pela psicologia estão em evidência. Regulamentada em 1964, essa ciência possibilita que, hoje, o ser consiga saber diversas coisas importantes sobre o seu eu e consequentemente consiga também, aplicar na prática tais conhecimentos.

O profissional psicólogo tem um “leque” de possibilidades de atuação. Eles estão se fortificando e tomando o seu espaço dia após dia. Hoje, encontrar tais profissionais dentro de hospitais, escolas e grandes organizações é algo comum provindo de uma grande conquista guiada pelo desejo em dar suporte, conquistar metas e em proporcionar uma vida mais digna as pessoas. Além dos campos citados, as possibilidades de atuação dos profissionais psicólogos e vem crescendo mais. Graças à força e dedicação desta classe, hoje a importância da psicologia esta se tornando algo incontestável. Diante disso, áreas que até então não utilizavam da psicologia a seu favor vem aderindo a esta ciência para conquistar melhores resultados. Uma dessas áreas é a esportiva, onde psicólogos acompanham esportistas na sua busca por bons resultados baseados em uma saúde biopsicossocial.

Junto às necessidades humanas, a psicologia não para de crescer. O aumento do número de pessoas que buscam contribuir para tal crescimento é algo extremamente significativo e importante. Diante disso, ser responsável e buscar, constantemente por alimento/conhecimento a cerca desta área é indispensável. Amar o ser humano, as suas possibilidades e transcendências é essencial. E o mais importante, ser forte e querer lutar por si mesmo e pelo outro é um dos pilares para se tornar um bom profissional na área da psicologia.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: