‘É muito gratificante fazer um trabalho que você emprega além de técnicas, o amor’

Viviane Nunes é professora de formação, mas desde os sete anos sempre nutriu a paixão pelo artesanato. Atualmente além de trabalhar na área da Educação, se transformou em uma empreendedora, através da Fofurarte Baby.

Hoje (10/04) apresentamos a décima sétima história da nossa série de reportagens “Personagens de Cravinhos”. O projeto consiste em mostrar, um pouco das pessoas que levam o nome da cidade por todos os cantos do mundo, bem como se destacam no próprio município, com seus empreendimentos, talento, simplicidade e carisma.

E vamos contar a história da professora Viviane Nunes, 48 anos, que sempre foi apaixonada por artesanato, e atualmente conseguiu conciliar sua profissão com o que ama, e se tornar uma empreendedora que tem tido destaque em âmbito nacional.

“Desde pequena as peças artesanais me chamavam muito a atenção pela riqueza dos detalhes e a maestria de quem as fazia. Sempre pensei em um dia poder investir nesse ramo também”, explica Viviane Nunes.

A ideia da Fofurarte surgiu há 7 anos
Foto: Arquivo Pessoal

Viviane que gosta de aplicar técnicas de crochê, tricô e bordado em suas peças conversou com a nossa reportagem nessa semana. Ela falou um pouco dos seus trabalhos, como foi a iniciativa de abrir a loja Fofurarte e até ver seu trabalho estampado em revista de âmbito nacional, além de já ter feito peças exclusivas para os filhos da Fabiana Teixeira, Simone (Simone e Simaria), entre outras. Acompanhe!

Fabiana Teixeira (a Mama do BBB) é uma das clientes que tem peças exclusivas, para seu filho, da Fofurarte
Reprodução do Instagram

InterTV Web – Quanto tempo você demora para concluir um produto?

Viviane Nunes – Depende da peça que estou elaborando, às vezes horas ou dias, gosto de prezar nos acabamentos, nos detalhes e isto consome um pouco mais de tempo.

InterTV Web – Qual foi o primeiro trabalho que você fez?

Viviane Nunes – Quando eu tinha 7 anos fiz um tapete de crochê para minha boneca Susi. Lembro de cada detalhe até hoje!

InterTV Web – Já teve algum pedido inusitado de suas clientes, que você teve que atender?

Viviane Nunes – Acredito na criatividade livre, muitas vezes eu sugiro combinações de textura de fios, cores, pontos, técnicas diferentes, botões e cristais diferenciados.

InterTV Web – Você tem feito diversos trabalhos e em especial para moda de bebês. De onde surgiu a ideia da Fofurarte?

Viviane Nunes – A ideia da Fofurarte surgiu há 7 anos, fui aos poucos estruturando cada detalhe com calma e carinho, desde aspectos legais, burocráticos até na constituição da marca.

Todas as peças da Fofurarte são exclusivas e feitas de forma manual
Foto: Arquivo Pessoal

InterTV Web – É possível viver somente de artesanato nos dias atuais?

Viviane Nunes – No momento estou exercendo também outra profissão, creio que possa ser possível viver do artesanato nos dias de hoje por causa das mídias, do incentivo das políticas públicas e das associações comunitárias. Ultimamente vejo uma procura crescente pela exclusividade, portanto trabalhar nicho de mercado alcança mais visibilidade e atinge o seu público-alvo.

InterTV Web – É possível fazer qualquer obra com o crochê?

Viviane Nunes – Acredito que sim, a criatividade humana é surpreendente.

InterTV Web – Recentemente a apresentadora Fabiana Teixeira mostrou em suas redes sociais e também na Revista “Quem” um trabalho que você confeccionou. Qual foi a sensação?

Viviane Nunes – Fiquei muito feliz e grata! É muito gratificante fazer um trabalho que você emprega além de técnicas, o amor. Em cada peça têm amor e Arte, amor nas linhas, agulhas… E com certeza quem recebe as peças, recebe também essa energia!

As peças da Fofurarte são criações exclusivas, por isto as pessoas sentem algo especial, única e independente serem celebridades ou não. Confeccionei peças para Betty Tessuto, para a cantora Simone da dupla Simone e Simara, para a Fabiana Teixeira com mesmo amor e carinho que confeccionei para várias mãezinhas, paizinhos, avós, tias, familiares e amigos que aguardam alguém especial em suas vidas!

InterTV Web – Quem quiser conhecer o seu trabalho ou fazer qualquer tipo de encomenda como faz?

Viviane Nunes – Tenho as páginas: Facebook: Fofurarte Baby e no Instagram: @fofurate.baby. Além do WhatsApp: (16) 9.8865-9943. Mas lembro que são peças exclusivas, e tem um tempo para serem confeccionadas. Não tenho pronta-entrega.

InterTV Web – Suas considerações finais.

Viviane Nunes – Acredito que tudo que se faz com amor frutifica e permanece. A Arte permanece, o conhecimento adquirido com nossos antepassados permanece e aprimora.

Agradeço primeiramente a Deus que me proporciona repassar o melhor em minhas obras na Fofurarte e depois a todas as pessoas pelo carinho e admiração recebidas. Todas as crianças vêm com algo de especial dentro de si, e em cada peça da Fofurarte é uma celebração a isto, é uma celebração à vida!

Kennedy Oliveira

É formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelas Faculdades COC (atualmente Estácio). É pós-graduado em Comunicação: linguagens midiáticas, pelo Centro Universitário Barão de Mauá.

2 thoughts on “‘É muito gratificante fazer um trabalho que você emprega além de técnicas, o amor’

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: