‘Primeira dica para ser coach esportivo é gostar de ler e ver futebol’

O empresário e coach esportivo, João Valdir Fernandez Junior, revela como seu aprendizado possibilitou com que ele crescesse na carreira e conquistasse a certificação internacional em sua profissão.

Hoje (28/06) apresentamos a 36ª história da nossa série de reportagens “Personagens de Cravinhos”. O projeto consiste em mostrar, um pouco das pessoas que levam o nome da cidade por todos os cantos do mundo, bem como se destacam no próprio município, com seus empreendimentos, talento, simplicidade e carisma.

E dessa vez vamos contar a história do empresário e coach esportivo, João Valdir Fernandez Junior, 37 anos, que desde muito cedo começou a trabalhar e ajudar os seus pais no comércio que tinham na cidade.

“Nasci em Cravinhos e desde muito cedo já acompanhava meus pais no comércio que a família tinha, acordava cedo e ia para o Ceasa com meu pai, aquela época me ensinou muito, dos 7 aos 15 anos”, comenta João Valdir Fernandez.

Depois com 16 anos foi trabalhar em supermercado da cidade (B&B), posteriormente passou por dois escritórios de contabilidade (Angola e Yamada) e também em uma multinacional que havia na cidade (Pramac).

O coach esportivo, João Valdir Fernandez, durante seu trabalho no clube do São Caetano
Foto: Arquivo Pessoal

“Nesta época da empresa multinacional me graduei em Ciências Contábeis. Após isso comecei minha trajetória em Ribeirão Preto trabalhando em uma auditoria de RH e depois por 8 anos na Resolv”, conta João Valdir.

Mas foi em 2013 que, juntamente, com o empresário Luis Fernando Câmara fundou a Vox2You (a maior rede de escolas de oratória do país). Em novembro de 2019 vendeu suas ao Luis Fernando para se dedicar exclusivamente ao esporte de alta performance.

“É nesse momento que me transformei em coach esportivo e hoje possuo uma escola de inteligência emocional para atletas de futebol e também sou sócio da WAY- Escola do Comportamento Humano com foco em desenvolvimento de líderes”, diz o empresário João Valdir Fernandez.

E nessa semana ele recepcionou a nossa equipe para um café e um bom bate-papo, em que contou sobre sua trajetória, o lançamento do seu livro, como é ser coach esportivo, quais atletas já pôde auxiliar, seus projetos futuros e muito mais. Acompanhe!

João Valdir foi um grande atleta de futsal de Cravinhos, mas decidiu por trabalhar nos bastidores do futebol
Foto: Arquivo Pessoal

InterTV Web – Você sempre foi apaixonado por futebol. Por que acha que não conseguiu se tornar um atleta profissional?

João Valdir Fernandez Júnior – Desde muito cedo aos 7 anos já dava meus primeiros passos como um futuro jogador de jogador de futebol e me destacava na cidade como um dos principais nomes no futsal, tive a oportunidade de jogar várias taças da EPTV por Cravinhos e uma passagem por Botucatu (SP).

Acredito que o foco em trabalhar, faculdades e, principalmente, a falta de uma mentalidade vencedora me impediram de me tornar um atleta de futebol de campo. As pessoas diziam: ‘ele só joga futsal [risos]”. E eu acreditei nisso. Mal sabia eu que os maiores jogadores saíram do futsal, antigo futebol de salão (Ronaldo Gaúcho e Fenômeno são só dois exemplos).

InterTV Web – Apesar de não ser um atleta, você seguiu a carreira no ramo do esporte, sendo coach. Como surgiu a primeira oportunidade?

João Valdir Fernandez Júnior – Minha primeira oportunidade apareceu em novembro de 2017 quando fui contratado pelo Comercial de Ribeirão Preto para fazer parte da comissão técnica responsável por tirar o clube de uma 4ª divisão do futebol paulista, e já de início obtive grandes resultados com o time ficando mais de 23 jogos invictos e no ano de 2018 conquistando o acesso para a Série A3 do futebol paulista. Após isso tive a oportunidade de trabalhar no São Caetano (SP) e no Botafogo de Ribeirão Preto, além de atender individualmente grandes nomes do futebol.

InterTV Web – Atualmente você é um coach de sucesso, e que trabalha com atletas e clubes de alto nível. Qual a sensação?

João Valdir Fernandez Júnior – Sensação de que valeu a pena toda minha trajetória no futebol de Cravinhos tendo uma base muito forte de saber nos bastidores. E que consegui me tornar o primeiro coach com certificação internacional em mudança do comportamento humano (ICF), e saber que grandes nomes que eu só via na telinha hoje tenho a oportunidade de estar em grandes clubes como Flamengo, Atlético Paranaense, Corinthians, Palmeiras, Vasco, Inter atendendo esses atletas.

Alguns dos atletas atendidos pelo coach esportivo, João Valdir Fernandez
Foto: Arquivo Pessoal

InterTV Web – Qual a dica que você dá para quem quer ser coach esportivo?

João Valdir Fernandez Júnior – Primeira dica é gostar de ler e ver futebol. Depois se credenciar para ter um método eficiente de mudança comportamental pela ICF como eu fiz, e o restante será consequência.

InterTV Web – Qual a história mais marcante que você tem com a cidade de Cravinhos?

João Valdir Fernandez Júnior – Uma história muito bacana é saber que toda minha família por parte de pai possui comércio na cidade, e quando trago amigos de fora eu acabo brincando que temos de padaria, mercado, bar, casa de rações e horta da nossa família. E sempre faço eles gastarem algo em algum comércio, porque a família Fernandez é bem conhecida no comércio de nossa cidade.

InterTV Web – Você é um grande empreendedor, inclusive com parceria e sociedade na Vox2You. Como isso aconteceu?

João Valdir Fernandez Júnior – Fundamos a Vox em 2013 na sede de empreender e ajudar as pessoas. Tive a oportunidade de ser sócio de um grande empreendedor que é o Luis Fernando Câmara. Começamos do zero e em pouco tempo já estávamos com mais de 25 franquias de escolas. Atualmente a Vox2You é referência nacional na comunicação e sinto orgulho em ter criado juntamente o método de ensino que as escolas espalhadas pelo país utilizam. Em 2019 fiz minha transição para focar no esporte e o Luís brilhantemente está frente das operações da Vox.

 

InterTV Web – Você escreveu recentemente um livro também. Como foi a venda e a receptividade por parte dos leitores?

João Valdir Fernandez Júnior – A melhor possível, o livro faz um paralelo com os desafios que temos em nosso dia a dia e permite passarmos com mais facilidade quando nos deparamos com uma dificuldade. O livro ‘Bora pro Jogo’ te convida a viver a jornada com maestria curtindo a cada momento.

InterTV Web – E aí ‘Bora pro jogo’?

João Valdir Fernandez Júnior – Bora para grandes desafios que vem por ai e treinar o maior número de pessoas, este é meu propósito de vida, ajudar as pessoas, levar o bem, fazer com que elas acreditem no potencial delas. Sempre falo que nossos sonhos são possibilidades adormecidas e que quem tem fé não tem dúvida.

Recentemente João Valdir lançou o livro “Bora pro Jogo”
Foto: Arquivo Pessoal

InterTV Web – Acredita que todo clube de futebol precisará ter um coach e ainda se profissionalizar como empresa?

João Valdir Fernandez Júnior – Isso vem acontecendo aos poucos no Brasil e será uma realidade muito em breve. Temos o exemplo do Red Bull Bragantino que já este ano disputará um primeira competição sul-americana.

InterTV Web – Suas considerações finais.

João Valdir Fernandez Júnior – Orgulho dos professores, treinadores que passaram em minha trajetória, Jair Gonçalves, Raul Pratalli, Maria Cecília Rhame, entre outros, que me ensinaram não só futebol e educação, mas sim como ser um grande homem que assume seus erros como ser humano imperfeito, mas que estará sempre em busca de seus objetivos.

Kennedy Oliveira

É formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelas Faculdades COC (atualmente Estácio). É pós-graduado em Comunicação: linguagens midiáticas, pelo Centro Universitário Barão de Mauá.

One thought on “‘Primeira dica para ser coach esportivo é gostar de ler e ver futebol’

  • 28 de junho de 2021 em 22:57
    Permalink

    Sensacional, um cara visionário Júnior Fernandes, sou muito grato por ter conhecido o mesmo, muito aprendizado em um cara com prosperidade e abundância para seus alunos.

    Resposta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: